PUBLICIDADE

Climatempo

Frio, ar seco e covid-19

O podcast Clima entre Nós conversou com uma pneumologista. Você sabia que as vassourinhas do nosso sistema respiratório ficam preguiçosas com o frio?

29 mai 2020 - 21h58
Compartilhar
Exibir comentários

Falta menos de um mês para terminar o outono e entraremos no inverno. A nova estação começa às 18h44 de 20 de junho e vai até às 10h31 de 22 de setembro, pelo horário de Brasília. 

O outono e o inverno são as estações onde temos a persistência de baixas temperaturas, e algumas semanas com frio intenso, e principalmente dias secos, com baixa umidade relativa do ar. É a temporada do "ram-ram" e do "atchim!". 

Nesta época do ano, o tempo seco predomina sobre o Brasil, mas grandes e fortes frentes frias passam pelo país e trazem o ar frio de origem polar, que deixa a temperatura baixa por vários dias consecutivos. Experimentamos duas fortes ondas de frio em maio e várias outras vão passar pelo país até o fim do inverno,

A falta de chuva  aumenta a concentração de poluentes na atmosfera e o ar que respiramos fica mais sujo, pior para o nosso aparelho respiratório. As baixas temperaturas e poluição do ar aumentam os riscos de doenças respiratórias e cardiovasculares. 

Como funciona nosso aparelho respiratório? Por que as alterações climáticas do outono/inverno nos predispõem mais às diversas doenças respiratórias? Em tempos de covid-19, como perceber que tem algo errado nos nossos pulmões e precisamos mesmo ir para um hospital? 

Para responder esta e outras questões sobre o nossos pulmões, sobre o nosso respirar, o Clima entre Nós conversou com a doutora  Leticia Kawano Dourado. Ela é doutora em Pneumologia pela Faculdade de Medicina da USP e atualmente é médica pneumologista e pesquisadora do Hospital do Coração, em São Paulo.

Você vai saber que as "vassourinhas" do nosso sistema respiratório ficam preguiçosas com frio

Para interagir com a doutora Letícia Kawano nas redes sociais use @dra.leticiakd

 .

O podcast Clima entre Nós está disponível nas principais plataformas de podcasts e também no canal da Climatempo no Youtube.

Boa escuta!

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade