PUBLICIDADE

Climatempo

Frente fria traz chuva forte para o Sul e alivia o calor

Temperatura chegou a quase 40°C na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai na tarde do sábado

8 fev 2020 - 23h43
Compartilhar
Exibir comentários

Uma frente fria avança sobre o Sul do Brasil neste domingo e vai aliviar o calorão no Rio Grande do Sul. Mas este sistema vai também provocar mais chuva no litoral de Santa Catarina, no Vale do Itajaí e no litoral do Paraná, onde choveu demais nos últimos dois dias.

Temperatura cai no RS

O Rio Grande do Sul tem sido uma das regiões mais quentes do Brasil nos últimos dias. Pelo quarto dia consecutivo, a cidade de Quaraí, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, teve a maior temperatura no Brasil, pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. O calor chegou aos 39,2°C na tarde do sábado, 8 de fevereiro.

A temperatura cai bastante em todo o estado no decorrer deste domingo, 9 de fevereiro, por causa da chuva, do aumento da nebulosidade e da entrada de ventos frios de origem polar. O ar vai esfriando ao longo do dia e as menores temperaturas do domingo devem ser observadas à noite e não ao amanhecer. Pode chover e ventar forte em todas as regiões gaúchas, mas o risco para temporais é maior sobre a Grande Porto Alegre, na serra e no planalto.

Foto: Climatempo

Foto de Luis Gustavo Cavalcanti Oliveira, Siderópolis (SC)

Chuva forte em SC e no PR

Santa Catarina e Paraná ainda terão um domingo quente e abafado em grande parte do dia. Só deve começar a refrescar no fim da tarde ou à noite, com a chuva e a chegada dos ventos frios da frente fria.

A maior preocupação é com os temporais que podem ocorrer em muitas regiões dos dois estados, inclusive nas capitais Florianópolis e Curitiba. A previsão é de que as fortes pancadas ocorram à tarde e à noite.

A Grande Florianópolis, o litoral norte catarinense e o Vale do Itajaí tiveram chuva muito volumosa entre os dias 5 e 7 de fevereiro. Os acumulados de chuva alcançaram de 100 a 200 mm em muitos locais, mas até passaram dos 200 mm em 48 horas em alguns pontos.

Segunda-feira

A segunda-feira, 10, deve ser sem chuva e com muita nebulosidade no Rio Grande do Sul. A temperatura fica amena. 

Já para Santa Catarina e para o Paraná ainda há previsão de chuva e que pode ser volumosa especialmente no litoral paranaense.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade