PUBLICIDADE

Frente fria provoca ventania e chuva forte em SP e em MS

Alguns municípios entre os dois estados registraram mais de 60mm de chuva, e rajadas de vento com mais de 70 km/h entre o sábado (23) e este domingo (24).

24 out 2021 13h24
| atualizado às 20h59
ver comentários
Publicidade

Foto: iStock

A chegada de uma nova frente fria, associada com a presença de uma forte baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai, gerou enormes e fortes linhas de instabilidade, que provocaram temporais nos estados de Mato Grosso do Sul e em São Paulo. 

Muitas localidades destes estados registraram rajadas de vento com mais de 70 km/h no sábado, 23 de Outubro, e na madruga do domingo, 24. As pancadas de chuva despejaram mais de 30mm em apenas 1 hora em vários locais. 

De acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), estes foram os maiores acumulados de chuva e as maiores rajadas registradas no estado de São Paulo, das 09h da manhã do sábado até as 9h da manhã deste domingo: 

Presidente Prudente: 67,4mm 

Valparaíso: 56,4mm

Marília: 38,4mm 

Bauru: 36,6mm 

Maiores rajadas de vento no estado:

Presidente Prudente: 86,4km/h 

Tupã: 78,8km/h 

Valparaíso: 64,4km/h 

Jales 63,7km/h 

E estes foram municípios que registraram os maiores acumulados e rajadas de vento em Mato Grosso do Sul: 

Campo Grande: 68,4mm

Nova Alvorada do Sul: 60,4mm 

Angélica: 53,2mm

Rio Brilhante: 50,8mm 

Maiores rajadas de vento:

Ribas do Rio Pardo: 82,1km/h

Itaporã: 72km/h

Água Clara: 71,6 km/h

Sidrolândia: 70,2km/h 

Previsão para segunda-feira (25) 

A semana começa com temporais previstos para o norte do estado de São Paulo. Regiões como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Campinas e algumas outras áreas vão receber chuva forte com raios e rajadas de vento. Em áreas do sudoeste e sul do estado, o tempo fica encoberto mas não chove. Na metade leste, o que inclui o litoral, região metropolitana e Vale do Paraíba, a condição é de garoa nos períodos da manhã e da noite, com predomínio de tempo fechado e poucas aberturas de sol. 

Em Mato Grosso do Sul a chuva dá uma trégua. Na metade central e sul do estado, o que inclui a capital, o sol aparece entre poucas nuvens ao longo do dia e o tempo fica firme. No norte do estado ainda vão ocorrer pancadas de chuva, que intercalam com períodos de céu nublado. 

Climatempo
Publicidade
Publicidade