PUBLICIDADE

Frente fria provoca temporais no Sul do Brasil

Rajadas de vento podem chegar aos 100 km/h. Ar polar esfria o fim de semana e capitais do Sul podem ter recorde de frio.

10 mai 2018 - 16h25
(atualizado às 16h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O Sul do Brasil tem uma verdadeira virada no tempo nas próximas 24 horas. Uma grande frente fria avança sobre a Região provocando temporais. Depois da chuva, o ar polar traz o friozinho do outono para o fim de semana do Dia das Mães.

Previsão Brasil – Grande frente fria chega ao BR:

Esta frente fria está em formação, mas nesta quinta-feira, 10 de maio, começou a provocar chuva forte no centro-oeste e sul do Rio Grande do Sul. Em Uruguaiana choveu 64,2 mm entre 14 horas do dia 9 e 14 horas de 10 de maio, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia

Sexta-feira com temporais

Depois de vários dias com pancadas de chuva, a região de Uruguaiana e de Santana do Livramento voltam a ficar com tempo seco nesta sexta feira. A sensação frio predomina na região. Nas outras regiões do Rio Grande do Sul, no oeste e sul de Santa Catarina e do Paraná, a nova frente fria provoca chuva em grande parte do dia. Há risco de temporais, com rajadas de vento de até 100 km/h. Porto Alegre tem chuva desde cedo e a temperatura fica amena.

No centro-leste e norte de Santa Catarina e do Paraná, o tempo vai virando durante a tarde e também há risco de chuva forte com ventania. Em Florianópolis, a sensação ainda será de calor nesta sexta-feira e as pancadas de chuva devem começar durante a tarde. Pode ventar forte mesmo sem estar chovendo.

Para Curitiba e o litoral do Paraná, a previsão é de uma sexta-feira com calor, ventos moderados a forte e pancadas de chuva à noite. Confira mais detalhes da previsão para a Região Sul.

Foto: Foto de Nilviane Freitas Scheffer, Cruz Alta (RS) / Climatempo

Fim de semana de outono

O deslocamento desta nova frente fria será bastante rápido e as nuvens carregadas de chuva se afastam do Sul do Brasil já durante o sábado. A maioria das áreas da Região terão um sábado com tempo seco, com sol e algumas nuvens, mas sem chuva. Mas o nevoeiro pode deixar muitas áreas nubladas o começo da manhã.

No norte e no leste do Paraná, no Vale do Itajaí e no litoral de Santa Catarina, ainda deve chover fraco na madrugada e pela manhã do sábado, mas a chuva vai parando à tarde  e o sol aparece entre muitas nuvens. Venta forte pelo litoral da Região Sul no sábado e o mar fica agitado.

Para o domingo, a previsão é de um dia típico de outono no Sul do Brasil, com sol, poucas nuvens, frio à noite e ao amanhecer e temperatura amena à tarde. O litoral do Paraná fica nublado e pode garoar.

Há condições para a formação de nevoeiro no início da manhã em muitas áreas dos três estados.

Ar polar

O ar polar entra na Região durante o sábado,12, e a temperatura cai em todos os estados. A sensação será de um pouco de frio na maior parte do dia. A madrugada e o amanhecer do domingo, 13 de maio, Dia das Mães, serão mais frios do que o sábado. Há uma possibilidade de recorde de frio nas três capitais.

Temporais em Buenos Aires e Montevideo

Esta frente fria que avança para o Sul do Brasil nesta sexta-feira se forma entre o Brasil, a Argentina e o Uruguai, onde uma área baixa pressão atmosférica se intensifica. Um ciclone extratropical também se organiza nesta sexta-feira no estuário do rio da Prata, entre o Uruguai e a região de Buenos Aires, capital da Argentina. Esta semana vem sendo marcada por muita chuva no centro-leste da Argentina e no Uruguai. Há risco de chuva forte e de ventania nesta sexta-feira em Montevideo e em Buenos Aires. O fim de semana será com frio e sol.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade