PUBLICIDADE

Climatempo

Frente fria muda o tempo na Bahia

Verão foi marcado por deficiência de chuva em Salvador

20 mar 2019 - 17h05
Compartilhar
Exibir comentários

A passagem de uma frente fria no litoral da Bahia mudou a circulação de ventos e ajudou a espalhar mais umidade sobre o Nordeste favorecendo a formação de nuvens.

Nesta quinta-feira, quase todo o estado da Bahia tem céu carregado de nuvens com previsão de chuva de moderada a forte intensidade acompanhada de raios a qualquer hora do dia. Apenas o norte do estado é que terá um pouco mais de sol, mas mesmo assim há condições para pancadas de chuva com raios a qualquer hora.      

Chuva de Verão em Salvador

O verão 2019 foi com pouca chuva em Salvador. Pela medição do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, entre 21/12/2018 e 20/3/2019 choveu aproximadamente 103 mm, que representa cerca de 30% da média de chuva para todo o verão que fica em torno de 347 mm.

A cidade de Salvador, teve uma deficiência muito grande de chuva durante o Verão, como observamos nos dados citados acima. O sol brilhou forte durante a estação. Agora, com a chegada do Outono, coincidentemente o tempo vai mudar. Com a chegada desta primeira frente fria do Outono no estado da Bahia a umidade consegue se espalhar, principalmente na capital trazendo chuva de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento. 

A tendência é que a grande concentração de nuvens e a chuva forte persista em Salvador até o sábado.   

Foto: Climatempo
Foto: Jamille dos Santos - Salvador - BA

Outros estados do Nordeste 

A frente fria na Bahia vai colaborar também apara aumentar a nebulosidade e a chuva em Sergipe e Alagoas, onde pode chover em forma de pancadas isoladas com raios já de manhã.   

Nesta quinta-feira o tempo também fica bastante instável na costa do Maranhão. Os ventos que sopram do oceano também deixam o céu carregado de nuvens intercalando períodos de sol e risco de chuva forte a qualquer hora em São Luís. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, o sol brilha forte e chove rápido e de forma passageira somente em João Pessoa e Recife. 

Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece e as nuvens aumentam por causa do forte aquecimento e da disponibilidade de umidade. A partir da tarde estão previstas pancadas de chuva de até forte intensidade e, é alto risco pra temporais no agreste, sertão e nas capitais Teresina, Natal, Fortaleza.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade