PUBLICIDADE

Climatempo

Frente fria avança sobre o Sul do Brasil

Tempo fica mais instável no domingo e a segunda quinzena de julho começa com frio e geada na Região.

12 jul 2019 - 23h36
Compartilhar
Exibir comentários

Áreas de instabilidade de uma nova frente fria provocaram pancadas de chuva na sexta-feira, 12, em várias regiões do Rio Grande do Sul. A Grande Porto Alegre teve chuva à noite, depois de uma tarde quente, com calor de 28°C.

Durante este fim de semana e a chuva se espalha por quase toda a Região Sul do Brasil. A próxima semana coma fria e com previsão de geada.

Frente fria chega a SC

Neste sábado, 13 de julho, a nova frente avança no mar e chega ao litoral de Santa Catarina, mas as áreas de chuva ficam bloqueadas no extremo sul do estado, atingindo a região serrana e o litoral sul catarinense. 

As áreas de instabilidade continuam concentradas sobre o Rio Grande do Sul e provocam chuva por todo o estado, inclusive em Porto Alegre. Há risco de raios, mas não há previsão de temporal. Porém, alguns locais deste estado podem ter chuva moderada a forte. 

As demais áreas de Santa Catarina e do Paraná passam o sábado com sol e tempo seco, mas terão um aumento de nebulosidade. O dia é de sol em Florianópolis e em Curitiba.

Tempo mais instável no domingo

O tempo fica mais instável no Sul do Brasil durante o domingo, 14 de julho. Até a noite, a frente fria avança no mar até o litoral do Paraná e de São Paulo. 

As áreas de instabilidade desta frente fria se espalham mais sobre a Região Sul podendo chover e ventar com moderada a forte intensidade em várias áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e no oeste e sul do Paraná. 

A chance de chuva é baixa no centro-norte e leste do Paraná, incluindo Curitiba. Não deve chover na fronteira com o Uruguai.

Foto: Climatempo

Foto de Ricardo Pigatto, Erechim (RS)

Queda da temperatura

A temperatura começa a baixar no Rio Grande do Sul no sábado, 14, mas os gaúchos não vão sentir nenhum frio especial. É só diminuição do abafamento da sexta-feira. 

No domingo, 15, a temperatura  cai também em Santa Catarina, no oeste e sul do Paraná, mas novamente não há previsão de frio intenso. 

Na segunda-feira, 16, o ar frio de origem polar volta a entrar com força sobre o Sul do Brasil e a temperatura terá acentuada queda. 

O frio não será extremo como o que ocorreu entre os dias 5 e 9 de julho, mas tem previsão de geada para quase todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina na terça-feira, 16 de julho. No dia 17, além voltar a gear nestes estados, deve gear no centro-sul do Paraná.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade