PUBLICIDADE

Frente fria alivia secura e calor em Mato Grosso do Sul

Umidade aumenta também em parte de MT, mas frente fria não tem força para chegar a GO e ao DF. Ar polar influencia áreas de MS e de MT.

11 mai 2018 - 13h40
(atualizado em 14/5/2018 às 10h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma frente fria chegou ao estado de Mato Grosso do Sul e provocou uma mudança radical no tempo no estado. Depois de 30 dias quase chuva, sempre na lista dos locais mais quentes e secos do país, esta frente fria trouxe chuva, aumento de umidade e queda da temperatura.

Temperatura cai 12°C em Campo Grande em 24 h

A frente fria entrou em Mato Grosso do Sul virou o tempo pelo avesso em Campo Grande, em poucas horas. A manhã da sexta-feira (11 de maio) foi de sol e calor. A temperatura subiu rápido e chegou aos 29°C. O vento frio da frente fria chegou sobre a cidade pouco depois das 11 horas (local) fazendo a temperatura baixar para 25°C. Logo depois veio a chuva da frente fria e com ventos de 38 km/h, no aeroporto local. Por volta de 12h30 (local), a temperatura já estava em torno dos 19°C no aeroporto.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, às 14 horas de ontem, a população de Campo Grande sentia um calor de 31°C, com apenas 32% de umidade no ar.

Às 14 horas desta sexta-feira, 11 de maio, a temperatura estava em 19°C e o nível de umidade no ar era de 93%. A temperatura caiu 12°C em 24 horas!

Umidade aumenta e temperatura cai no oeste e sul de MS

A tabela mostra a mudança no tempo que ocorreu em 24 horas na região de Ponta Porã e de Corumbá, cidades nas fronteiras com o Paraguai e a Bolívia respectivamente, que sentiram primeiro o impacto da frente fria. A umidade aumentou e a temperatura diminuiu. Os dados são dos aeroportos locais às 10 horas (local).

Foto: Climatempo

Frente fria alivia o calor e a secura no oeste e sul de MS

Em Campo Grande, a chegada da frente fria foi sentida às 11 horas (local). A temperatura no aeroporto às 10 horas (local) era 29°C e baixou rapidamente para 25°C, com chegada do vento frio da frente fria.

Nas imagens captadas pelo satélite GOES 16 é possível ver a nebulosidade da frente fria avançando sobre o Mato Grosso do Sul. Elas aparecem como manchas azuis, verdes e esbranquiçadas.

Foto: Climatempo

Volumes de chuva 

Mato Grosso do Sul está sendo o grande privilegiado com a chuva desta frente fria. Entre o início da madrugada desta sexta-feira até 15 horas local o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 40,4 mm em Bela Vista (média de maio é 110 mm), 34,2 mm em Jardim, 26,8 mm em Aquidauana, 30,2 mm em Sete Quedas, 29,4 mm em Juti, 33,0 mm em Porto Murtinho, 25,2 mm em Maracaju.

Efeito da frente fria no fim de semana

A frente fria vai perdendo energia no fim semana e sua chuva e seu ar polar não conseguem atingir toda a Região Centro-Oeste do Brasil.

Em Goiás, no Distrito Federal e também na maioria das áreas de Mato Grosso, o ar seco, o calor e o sol forte ainda predominam durante todo o fim de semana. A noite e o amanhecer são com temperatura amena, mas é a sensação que predomina no decorrer do dia.

A passagem da frente fria no fim de semana deixa muita nebulosidade sobre o oeste e o sul de Mato Grosso durante o sábado. Pode chover um pouco na fronteira com a Bolívia, mas a chance de chuva em Cuiabá é baixa. O calor diminui nestas áreas.

Foto: Climatempo

Friozinho em Mato Grosso do Sul

O maior efeito desta frente fria é sobre o estado de Mato Grosso do Sul. O tempo fica úmido o sábado, 12 de maio, com muitas nuvens e aberturas de sol. Pode chover fraco no centro-norte e no leste do estado, incluindo Campo Grande. O ar polar da frente fria permanece sobre o estado e a temperatura fica amena o dia todo.

No sul de Mato Grosso do Sul, o sábado amanhece frio, com temperatura pouco acima dos 10°C em alguns locais.

No domingo, 13 de maio, o Mato Grosso do Sul terá maiores períodos com sol, mas ainda há possibilidade de chuva fraca em alguns locais do centro-norte e do leste do estado. Pode chover em Campo Grande. O domingo amanhece friozinho, mas a tarde será com temperatura maior do que no sábado.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade