1 evento ao vivo

Frente fria ainda provoca chuva em BH neste domingo

Total de chuva em março já supera a média para o mês. Média de chuva anual poderá ser alcançada até o fim do mês.

21 mar 2020
14h16
  • separator
  • 0
  • comentários

O deslocamento de uma frente fria pelo litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo intensificou áreas de instabilidade sobre Minas Gerais e a chuva voltou a cair forte em áreas da Grande Belo Horizonte. Segundo O INMET, na região da estação meteorológica localizada no bairro de Santo Agostinho choveu 80,7 mm entre 9 horas do dia 20 e 9 horas de 21 de março. É um grande volume de água e representa 41% da média de chuva normal para todo o mês de março!

Chuva de março supera a média

O total acumulado desde o início do mês subiu para 255,2 mm e supera em 29% a média de chuva para março que é de 198,0 mm.

As áreas de instabilidade continuam ativas sobre quase todas as regiões de Minas Gerais neste primeiro fim de semana de outono. Ainda há condições para chuva moderada a forte até noite deste sábado e durante o domingo na região da capital mineira.

Ar seco avança sobre MG

A previsão para os próximos dias indica a entrada de um ar mais seco sobre Minas Gerais durante a segunda-feira, o que deve enfraquecer bastante as áreas de instabilidade. A Grande BH deve ficar com muitas nuvens mas baixa chance de chuva entre a segunda e a quinta-feira da próxima semana.

Foto: Climatempo

Foto de Flavio Araujo, Belo Horizonte (MG)

Um verão histórico

Belo Horizonte está saindo de um verão histórico: nunca choveu tanto sobre a capital mineira como no verão de 2020. Somente em janeiro foram despejados 935,2 mm de chuva sobre a cidade, o que representa quase 60% da média de chuva para um ano inteiro!

Foi o maior volume de chuva em um mês sobre Belo Horizonte em 110 anos de medições pelo Instituto Nacional de Meteorologia, na região de Santo Agostinho.

Em fevereiro, segundo o INMET, Belo Horizonte acumulou 392 mm de chuva. Este valor é preliminar, mas já coloca fevereiro de 2020 entre os 10 mais chuvosos desde o início das medições, em 1910.

O mês de março já soma 255,2 mm em 21 dias. O total de chuva em 2020 sobre Belo Horizonte era de aproximadamente 1582 mm, até 9 horas do dia 21 de março, faltando muito pouco para atingir a média de chuva anual, que é de aproximadamente 1603 mm.

Veja também:

Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade