PUBLICIDADE

Climatempo

Fortes pancadas de chuva pelo Brasil nesta quarta-feira

Ar úmido e quente e áreas de baixa pressão atmosférica geram nuvens bastante carregadas em muitos estados brasileiros, que provocam fortes pancadas de chuva.

2 dez 2020 - 07h04
Compartilhar
Exibir comentários

Nebulosidade sobre o Brasil

Uma frente fria se afasta da Região Sudeste, na altura do litoral de São Paulo, mas várias áreas de instabilidade ainda crescem entre São Paulo, Minas Gerais e o Rio de Janeiro.

Uma área de baixa pressão atmosférica atua sobre o Paraguai estimula a formação de nuvens carregadas em parte do Centro-Oeste e do Sul do Brasil. O ar úmido e quente predomina no Norte do Brasil e facilita a formação de nuvens carregadas. Uma massa de ar seco predomina sobre o Nordeste do Brasil dificultando a ocorrência de chuva na Região.

Foto: Climatempo

Previsão do tempo para 2/12/20 - quarta-feira

O tempo fica mais instável no Brasil nesta quarta-feira, 2 de dezembro, com previsão de chuva para quase todo país.

O tempo fica seco com predomínio de sol e sem condições para chuva em quase todo o interior do Nordeste. Há condições de algumas pancadas de chuva passageiras entre o litoral de Alagoas até o litoral de Ceará. Em Teresina e no norte do Piauí e sobre o estado do Maranhão, a quarta-feira é com sol e pancadas de chuva com raios entre à tarde à noite.

Na Região Centro-Oeste, terça-feira com sol e sem condições para chuva no Distrito Federal e no norte de Goiás. Várias pancadas de chuva ocorrem ao longo do dia em Campo Grande em todo o centro-sul de Mato Grosso do Sul. Nas outras áreas desse estado e também do centro-oeste do país, sol, bastante calor e pancadas de chuva à tarde e à noite.

Na Região Norte do Brasil, não tem previsão de chuva para o centro-sul e leste do Tocantins. No norte desse estado e em quase todas as outras áreas do Norte do Brasil, esta quarta-feira é com sol e pancadas de chuva principalmente à tarde ou à noite. Mas no Acre e em todo o centro-oeste do Amazonas, o tempo fica muito instável, com bastante nebulosidade e chuva frequente ao longo do dia.

No Sudeste, tempo seco e quente apenas no extremo norte de Minas Gerais. Fortes pancadas de chuvas já ocorreram na madrugada no interior em São Paulo, no Sul de Minas e na Zona da Mata mineira. Essas áreas vão ter períodos com sol e calor nesta quarta-feira e também mais chuva forte chuva à tarde à noite. Nas outras áreas de Minas Gerais, de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro e no Espírito Santo tem sol, calor e pancadas de chuva à tarde e à noite que também poderão ser fortes, inclusive na capital paulista.

Para a Região Sul do Brasil, a previsão é de uma quarta-feira muito instável com fortalecimento de uma área de baixa pressão atmosférica sobre a região. Só não deve chover no litoral sul gaúcho. No oeste dos Estados, a chuva é frequente e com risco de temporais ao longo do dia. Para as demais áreas da Região Sul do Brasil, a previsão é de períodos com sol e pancadas de chuva à tarde e à noite que podem ser fortes. 

Foto: Climatempo

Foto de André C., São Paulo (SP)

Alertas meteorológicos para quarta-feira, 2/1/2020

Quase todas as áreas da Região Norte do Brasil ficam em situação de atenção para o risco de chuva moderada a forte, com raios e fortes rajadas de vento. Tem alerta para temporais no centro-oeste do Amazonas e do Acre. No Tocantins tem alerta para umidade do ar baixa.

Na Região Centro-Oeste, a situação é de atenção para baixa umidade do ar do oeste de Goiás e Leste de Mato Grosso. Alerta para temporais na fronteira de Mato Grosso do Sul com Paraguai. As demais áreas do Centro-Oeste ficam em atenção para o risco de chuva e ventos moderados e a fortes e risco de raios. 

No Sul do Brasil, essa quarta-feira é de atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento em quase toda a Região. Alerta para temporais no oeste dos estados. Não há alerta para as áreas litorâneas da Região Sul, mas o litoral gaúcho e o sul de Santa Catarina podem ter rajadas de vento com até 70 km/h.

Na Região Sudeste do Brasil, alerta para temporais no centro do estado de São Paulo, na região da Mantiqueira, no sul de Minas e na Zona da Mata mineira e também na região serrana e do Médio Paraíba no estado do Rio de Janeiro. Para as outras áreas de São Paulo, do Rio de Janeiro, no extremo sul do Espírito Santo, na Grande Belo Horizonte e no Triângulo Mineiro, a situação é de atenção para chuva moderada a forte e vento forte

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade