PUBLICIDADE

Climatempo

Fortes áreas de instabilidade no PR, MS, Norte do BR e BA

Fim de semana ainda é de alerta para muita chuva nas capitais Salvador, Manaus, Belém, Macapá e Boa Vista

10 mai 2019 - 21h08
Compartilhar
Exibir comentários

Atenção com chuva forte na noite desta sexta-feira, 10/5/2019, no litoral norte da Bahia, no interior do Paraná, sul de Mato Grosso do Sul, Amazonas, norte do Pará e em Roraima. Alerta para temporais nas capitais Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém e Salvador. 

Litoral norte da Bahia

Áreas de nuvens carregadas crescem no mar e avançam para Salvador onde já chovia com moderada a forte intensidade no começo da noite. Apenas entre 18h e 19h, o INMET registrou 20 mm sobre a capital baiana. A região de Maraú, no litoral da Bahia, ao sul do Recôncavo, também fica em alerta para o aumento da chuva na noite desta sexta-feira, 10 de maio. Entre 13h e 19h choveu 58 mm e a tendência é de intensificação da chuva.

Foto: Climatempo

Forte instabilidade no litoral norte da Bahia

Interior do Paraná e sul de MS

As nuvens carregadas de uma frente fria avançam sobre o Paraná e do Paraguai para o sul de Mato Grosso do Sul. Pode chover e ventar forte no decorrer da noite desta sexta-feira, com rajadas de vento entre 60 km/h e 90 km/h. Esta instabilidade forte passa pelo oeste do Paraná e tende a ir para o noroeste do estado, mas não deve atingir Curitiba. Porém, não se pode descartar chuva no fim da noite da sexta-feira na capital paranaense.

Foto: Climatempo

Temporais no PR e no Sul de MS

Norte do Brasil

No Norte do Brasil, várias áreas de instabilidade se espalham entre o norte do Pará, o norte e leste do Amazonas e Roraima. Choveu forte em Belém durante a tarde da sexta-feira, 10, e os temporais podem voltar durante a noite. Boa Vista tinha chuva forte e raios por volta das 20h, hora de Brasília, e a previsão é de mais chuva forte o decorrer da noite.

Em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou quase 52 mm em apenas 1 hora de chuva, entre 17h e 18h (Brasília). Já havia chovia chovido forte na madrugada e os temporais recomeçaram à noite. O acumulado entre 15h e 19h (4 horas) chegou aos 90,8 mm, mas o total em 24 horas, entre 19h do dia 9 e 19h de 10 de maio (hora de Brasília) chegava aos 152 mm. A chuva continua nesta noite. 

Tem risco de temporal durante a noite da sexta-feira também em Manaus.

Também não se pode desconsiderar a volta dos temporais em Macapá, capital do Amapá. Choveu muito na madrugada e no começo da manhã desta sexta-feira e o acumulado de apenas 4 horas chegou a quase 93 mm.

Foto: Climatempo

Nuvens carregadas e temporais no Norte do Brasil

Previsão de mais chuva no fim de semana

O norte do Pará, o Amapá, o norte do Amazonas e Roraima, também o Sul do Brasil, o Mato Grosso do Sul e o litoral norte do Brasil permanecem com alto risco de chuva forte neste fim de semana, 11 e 12 de maio.

A frente fria avança sobre o Paraná e o Mato Grosso do Sul neste sábado, com muita chuva. A chuva diminui no domingo e a temperatura cai.

As áreas de instabilidade no litoral norte da Bahia ainda podem provocar chuva forte neste sábado, mas tendem a enfraquecer no domingo. Salvador continua em atenção, pois a chuva pode causar problemas.

No Norte do Brasil, as áreas de instabilidade tropicais também ficam fortes no sábado e é alto o risco de chuva forte e volumosa. Apesar da tendência de enfraquecimento no domingo, não dá para descartar pancadas de chuva moderadas a fortes no domingo.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade