PUBLICIDADE

Climatempo

Forte friagem ocorre na Região Norte do Brasil

Rio Branco teve recorde de frio para este ano na madrugada do domingo, 24. Sul de Rondônia registra apenas 11°C.

24 mai 2020 - 14h42
Compartilhar
Exibir comentários

O ar frio de origem polar entrou com muita força sobre Rondônia, Acre e sobre o sul do Amazonas causando uma intensa friagem na madrugada do domingo, 24 de maio.  Rio Branco, capital do Acre, registrou a madrugada mais fria do ano até agora.  Temperaturas próximas dos 10°C foram observadas no extremo sul de Rondônia.

Recorde de frio em Rio Branco

A madrugada do domingo, 24 de maio, foi a mais fria do ano até agora em Rio Branco, capital do Acre.  O Instituto Nacional de Meteorologia registrou a temperatura mínima de 15,0°C.  O recorde anterior de menor temperatura para o ano de 2020 era de 16,2°C, no dia 8 de maio. 

O que é a friagem?

O fenômeno da friagem é caracterizado  pelo resfriamento intenso provocado especificamente pela passagem de ar frio de origem polar.  As friagens acontecem, em geral, durante o outono e o inverno,  mas de forma excepcional, também podem ocorrer em outras estações do ano.

Confira as mais baixas temperaturas registradas no domingo 24 de Maio pelo INMET, no Acre Rondônia e sul do Amazonas

Vilhena (RO): 11,0°C

Parque Estadual Chandless: 14,2°C

Marechal Thaumaturgo (AC): 1,9°C

Feijó (AC): 15,3°C

Cacoal (RO): 15,3°C

Ariquemes (RO): 16,1°C

Eirunepé (AM): 17,8°C

O aeroporto de Porto Velho , capital de Rondônia, registrou 18°C.

Para se ter uma ideia de como essas temperaturas são baixas para maio, para  estas regiões do Brasil, segundo o INMET, a temperatura mínima média para maio na maior parte do Acre e no centro-oeste e sul de Rondônia varia entre 22°C e 24°C.

Forte massa de ar frio sobre o BR

Esta friagem já estava sendo esperada para este fim de semana e é causada pela grande forte massa de ar frio de origem polar que está se espalhando sobre o Brasil.  Esta é a segunda onda de frio intensa do mês de maio e atingiu o sul da Região Norte com mais força do que a primeira onda de frio deste mês, que foi observada nas vésperas do Dia das Mães.

A madrugada da segunda-feira, 25 de maio, ainda deve ser bastante fria no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas, mas a temperatura não deve baixar mais do que no domingo.

O sol e o tempo seco devem predominar nestas áreas do Brasil por toda esta semana.

Foto: Climatempo

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade