PUBLICIDADE

Climatempo

Fortaleza permanece em alerta para mais chuva nesta sexta-feira

Proximidade da ZCIT mantém nuvens carregadas ao longo de toda costa norte do Nordeste

25 abr 2019 - 16h24
(atualizado às 17h06)
Compartilhar
Exibir comentários

A presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) próxima à costa norte do Nordeste continua favorecendo a formação de nuvens carregadas nesta sexta-feira (26). Permanece o alerta para chuva forte e volumosa principalmente sobre o litoral do Ceará e do Maranhão.

A sexta-feira ainda terá predomínio de céu nublado em todo o litoral do Ceará e a previsão indica mais chuva forte para a região metropolitana de Fortaleza. Embora não tão constante, também há previsão de fortes pancadas de chuva para a capital São Luís (MA) e o litoral do Maranhão. 

O tempo segue instável com chuva a qualquer hora no litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba, inclusive nas capitais Natal (RN) e João Pessoa (PB). 

No restante do Nordeste não há uma preocupação especial com a chuva forte, porém algumas pancadas de chuva pelo sertão poderão ser pontualmente moderadas a fortes. Uma massa seca continua dominando o interior da Bahia e se expande sobre o sul do Maranhão e do Piauí, o interior de Pernambuco, Sergipe e Alagoas, afastando a chance de chuva.

Foto: Climatempo
Foto: Pedro Victor Fortaleza/CE

Chuva foi volumosa e provocou alagamentos em Fortaleza

A chuva que caiu sobre a região metropolitana de Fortaleza entre quarta (24) e esta quinta-feira (25) foi volumosa e causou estragos como queda de árvore e vários pontos de alagamentos.

De acordo com as medições da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), choveu quase 50 mm em estações medidoras da capital. A maior chuva foi observada no Castelão com 49,2 mm. Maranguape, Aquiraz e Pacatuba, na região metropolitana, também tiveram bastante chuva, com valores de até 65 mm no período de 24 horas.  

Pelas medições do CEMADEN, o acumulado chegou a 48 mm em Fortaleza entre às 16 horas de quarta e às 16 horas desta quinta-feira. 

Bastante chuva em Natal 

Outra capital que teve acumulado de chuva expressivo foi Natal (RN), com 58,2 mm registrados entre às 15 horas da quarta e às 15 horas desta quinta-feira, pela estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade