PUBLICIDADE

Fornalha de outubro continua ligada nesta sexta

Rio, São Paulo, BH e Brasília podem ter recorde de calor

12 out 2017 - 15h04
Compartilhar
Exibir comentários

A maioria das áreas do Brasil continua em fogo alto nesta sexta-feira, 13 de outubro. Os termômetros alcançam o dígito dos 40°C em diversas áreas do interior do país e várias capitais podem registrar novos recordes de calor para 2017.

Enquanto o Sul do Brasil fica debaixo d´água, as outras Regiões ardem ao sol forte. O calor voltou intenso nesta segunda semana de outubro por causa da redução da nebulosidade e da chuva em grande parte do país e da ausência do ar polar, que tem sido desviado para o mar antes mesmo de entrar no Sul do Brasil.

Temperaturas bastante elevadas, até acima dos 40°C voltam a ser registradas nesta sexta-feira, 13 de outubro especialmente em áreas do Centro-Oeste, do Tocantins e do Nordeste. Mas na situação de pré-frontal (antes da chegada de uma frente fria), a Região Sudeste vai esquentar ainda mais e não se pode descartar a chance de dar 40°C novamente em locais do oeste e do norte de São Paulo, como aconteceu esta semana em Sud Menucci. Esta sexta é de fornalha e promete ser um dias mais quentes do ano especialmente na Região Sudeste.

A tabela mostra as maiores temperaturas no Brasil em 11/10/17, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)

Foto: Climatempo

Maiores temperaturas no Brasil em 11/10/2017 (INMET)

Capitais podem ter recorde de calor

Com a tendência de aumento do calor na Região Sudeste, as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são fortes candidatas a terem novo recorde de calor para 2017 nesta sexta-feira, 13. Brasília também está na lista e não se pode descartar totalmente a chance de novo recorde de calor em Goiânia.

A maior temperatura deste ano em São Paulo até agora é de 34,7°C, registrada em 11 de outubro.

No Rio de Janeiro, a atual recorde de calor é de 39,4°C, em 25 de janeiro. Fez 39,0°C na tarde de 11 de outubro às 15 horas, segundo o INMET.

Em Belo Horizonte, a temperatura mais alta de 2017 até agora é de 33,4°C e foi observada no dia 2 de janeiro.

O atual recorde de calor para este ano em Brasília foi registrado no começo da semana, com 32,3°C nos dias 8 e 9 de outubro.

Goiânia também já teve recorde de calor esta semana alcançando 38,3°C no dia 10 de outubro.

Quando o calor vai diminuir?

O começo da primavera costuma ser bastante quente em grande parte do Brasil. A temperatura só vai baixar com a chuva e a entrada de ar polar. A frente fria que vai trazer chuva e aliviar o calor do Sudeste e do Centro-Oeste só começa a fazer efeito no fim de semana..

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade