0

Fim de semana de sol no RJ

Situação meteorológica preocupa na próxima semana, pois condições para a chuva aumentam.

12 abr 2019
18h02
  • separator
  • comentários

O sol e o tempo seco predominam no Grande Rio e no estado do Rio de Janeiro, de forma geral, durante este fim de semana. Mas as condições meteorológicas da próxima semana voltam a preocupar, pois uma nova situação para risco de chuva forte já pode ser visualizada.

Fim de semana de sol

Não há previsão de nova frente fria e nem de formação de nenhum sistema meteorológico especial sobre o Rio de Janeiro que possa causar a formação de novas áreas de instabilidade.

O sol e tempo seco predominam no Grande Rio e na maioria das áreas do estado do Rio de Janeiro. A cidade do Rio de Janeiro tem sol e algumas nuvens durante todo o fim de semana e não há previsão de chuva. Faz calor e a temperatura à tarde deve ficar entre 32°C e 34°C.

A região de Angra dos Reis e de Volta Redonda podem ter pancadas de chuva no fim de semana, mas o sol aparece forte por várias horas. Porém, há risco de chuva moderada a forte no fim de semana.

Foto: Climatempo

Foto de Bernadete Betta Kardec, Rio de Janeiro (RJ)

Quando volta a chover?

A preocupação agora é com uma mudança na circulação dos ventos a partir de segunda-feira, 15 de abril, que vai voltar a estimular a formação de mais nuvens por todo o estado do Rio de Janeiro.

Para a segunda-feira, 15, há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite para a cidade do Rio e todo o estado do Rio de Janeiro. Pode chover de forma moderada.

Durante a terça-feira, 16, e quarta-feira, 17, o risco de chuva, e de chuva forte, aumenta bastante por causa da passagem de uma nova circulação ciclônica de cavado atmosférico. Esta situação força o aumento da concentração de umidade e estimula o desenvolvimento de nuvens maiores, com maior potencial para chuva forte.

A chance de chover nestes dois dias é grande em todo o estado do Rio. O volume de chuva esperado inicialmente não será extremo, porém, o Rio de Janeiro ainda estará em uma situação de solo encharcado no começo da próxima semana e qualquer chuva que ocorrer será motivo de preocupação, pois aumenta o risco de deslizamento.

Volumes de chuva acima de 200 mm acumulados no Rio de Janeiro até 17h30 de 12/4/19

Estação Chuva de abril (mm)
Alto da Boa Vista 365,8
Jardim Botânico 353,8
Rocinha 352,4
Barra/Barrinha 339,8
Copacabana 331,0
Vidigal 319,8
Barra/Riocentro 319,6
Jacarepaguá/Cidade de Deus 293,2
Tijuca 264,6
Tijuca/Muda 260,0
Recreio dos Bandeirantes 259,0
Urca 258,4
Grota Funda 226,2
Ilha do Governador 208,6
Laranjeiras 202,6
Est. Grajaú/Jacarepaguá 202,4
Climatempo
  • separator
  • comentários
publicidade