PUBLICIDADE

Climatempo

Fim de semana com temporais no Sul

Mais uma frente fria chega ao Sul e provoca temporais com chuva e vento forte no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

27 nov 2020 - 16h28
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Vinicius de Azevedo - Uruguaiana - RS 

Mais uma frente fria chega ao Sul do Brasil e nesse fim de semana provoca temporais com chuva e vento forte no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, os temporais começam antes da chegada frente fria, já no sábado, No domingo a frente fria deixa o céu ainda mais carregado.

No sábado (28), áreas de instabilidade vão influenciar as áreas de fronteira oeste e o sul do Rio Grande do Sul e a chuva mais volumosa se concentra em Uruguaiana. As rajadas ficam por volta de 70km/h. Há risco de temporais em alguns momentos do dia, principalmente no início da manhã e no meio da tarde com potencial para queda de granizo. A temperatura fica mais amena.

Na região de Santa Maria, será um dia abafado com variação de nuvens períodos de sol e chuva que vai e vem ao longo do dia com risco de temporais isolados. Em Porto Alegre, a sensação será de muito abafamento com temperatura próxima dos 30ºC.

No centro-oeste de Santa Catarina e no sul do Paraná, as condições meteorológicas também serão favoráveis ao risco de temporal, neste sábado. No leste de Santa Catarina e do Paraná, inclusive as capitais Florianópolis e Curitiba, o sol predomina, faz calor e a chuva cai de forma rápida e passageira. Nas outras áreas do Sul do Brasil, o sol aparece e ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde.  

Foto: Climatempo

Imagem 1 mostra a posição da frente fria (traço em azul) ainda distante 

No domingo (29), duas situações ocorrem no Sul do Brasil. A primeira é o fluxo de ventos que direciona o ar quente e úmido entrando na Região Sul vindo da região amazônica e isso, já favorece a ocorrência de pancadas de chuva de manhã pelo Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. Não é uma situação que o tempo fica completamente fechado. A sensação será de muito abafamento e temperaturas altas.  

No decorrer do dia, a chegada da frente fria ao Brasil traz instabilidades e ajudam a reforçar as pancadas de chuva. A partir da tarde há previsão de temporais, com chuva e vento fortes no norte e nordeste do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. As áreas do sul do Rio Grande do Sul, região de fronteira com a Argentina e Uruguai, o risco de temporal é menor.

Atenção para as áreas de São Luiz Gonzaga, Santa Maria, Grande Porto Alegre, planalto e a serra, além da influência da frente fria vão receber o vento quente e úmido. Por isso, a previsão é de chuva forte nestas regiões e as rajadas de vento variam de 70 a 90km/h. Não se descarta os temporais.

No Paraná e no leste de Santa Catarina, também tem previsão de chuva a partir da tarde. Em Foz do Iguaçu, sul do Paraná, Curitiba e o leste de Santa Catarina, a chuva começa por volta do comecinho da tarde. Não se descarta a possibilidade de temporal na capital paranaense.

A região central do Paraná, especialmente a divisa com Mato Grosso do Sul, a chuva chega no fim de tarde. No norte do Paraná, o predomínio é de tempo seco e quente. 

Foto: Climatempo

Imagem 2 mostra a posição da frente fria  

Ciclone provoca vento forte 

No domingo uma área de baixa pressão associada a frente fria dá origem a formação de um ciclone extratropical (ciclogênese) em alto-mar, ao largo do Estuário da Prata.

Entre o domingo(29) e a segunda-feira (30) esse sistema influencia as condições do tempo e do mar no oceano. São esperadas rajadas por volta de 100km/h.

Foto: Climatempo

Mar agitado

O vento soprando intenso sobre o oceano forma as ondas que deixam o mar agitado na região. A altura das ondas fica entre 4 e 5 metros. Não é recomendada navegação na região durante a atuação deste sistema.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade