PUBLICIDADE

Climatempo

Fim de semana com chuva no Sul do Brasil

Veja mais detalhes da previsão para os próximos dias

11 jul 2020 - 11h33
(atualizado às 14h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Áreas de instabilidade cresceram sobre o Sul do Brasil, por causa de um sistema de baixa pressão atmosférica. Entre o norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o sábado segue com chuva persistente. A imagem de satélite do GOES-16 mostra a quantidade de nuvens sobre estas localidades. Veja:

Foto: Climatempo

Nas últimas 12h, (entre 2h e 14h deste sábado), choveu entre 20 e 40mm por várias cidades gaúchas, segundo o Cemaden. Em Ijuí, na estação Industrial, o volume chegou aos 44mm. Em Santa Catarina, o volume mais expressivo neste mesmo período foi na região de Laguna, com 14mm acumulados.

A previsão ainda é de tempo instável neste sábado e mais chuva ainda vai cair sobre estes estados. Há condições para chuva também no Paraná, principalmente entre a tarde e a noite. Só no norte paranaense que não há expectativa de chuva.

Temperaturas

As temperaturas na Região Sul, de forma geral, não caíram tanto quanto o previsto durante a madrugada. O excesso de nebulosidade fez com que as temperaturas não caíssem de forma tão significativa. Porém, a tendência é de temperaturas mais amenas durante a tarde.

Como fica o tempo no domingo?

Este sistema de baixa pressão vai dar origem à uma nova frente fria, e este sistema vai avançar pelo litoral da Região Sul no decorrer do domingo. A situação é de alerta para temporais entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além da chuva, estes dois estados também ficam sujeitos à ventos fortes. As rajadas oscilam entre 50 e 80km/h, e nas regiões serranas as rajadas podem alcançar os 90km/h.

No Paraná a chuva chega a partir da tarde no centro-sul e oeste do estado. Na capital e demais regiões, ainda não chove no domingo. No entanto, o estado também fica em atenção para rajadas de vento. A previsão é de rajadas entre 40 e 60km/h.

Tendência

A próxima semana ainda vai começar com chuva em algumas regiões do Sul, mas a tendência é que a instabilidade vá perdendo força. O ar frio de origem polar volta a entrar na Região, e as madrugadas devem ser geladas novamente, com chance de geada por várias localidades. As temperaturas máximas vão seguir amenas durante toda a semana.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade