PUBLICIDADE

Fim de semana com chuva no Sul do Brasil

Veja mais detalhes da previsão para os próximos dias

11 jul 2020
11h33 atualizado às 14h40
0comentários
11h33 atualizado às 14h40
Publicidade

Áreas de instabilidade cresceram sobre o Sul do Brasil, por causa de um sistema de baixa pressão atmosférica. Entre o norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o sábado segue com chuva persistente. A imagem de satélite do GOES-16 mostra a quantidade de nuvens sobre estas localidades. Veja:

Foto: Climatempo

Nas últimas 12h, (entre 2h e 14h deste sábado), choveu entre 20 e 40mm por várias cidades gaúchas, segundo o Cemaden. Em Ijuí, na estação Industrial, o volume chegou aos 44mm. Em Santa Catarina, o volume mais expressivo neste mesmo período foi na região de Laguna, com 14mm acumulados.

A previsão ainda é de tempo instável neste sábado e mais chuva ainda vai cair sobre estes estados. Há condições para chuva também no Paraná, principalmente entre a tarde e a noite. Só no norte paranaense que não há expectativa de chuva.

Temperaturas

As temperaturas na Região Sul, de forma geral, não caíram tanto quanto o previsto durante a madrugada. O excesso de nebulosidade fez com que as temperaturas não caíssem de forma tão significativa. Porém, a tendência é de temperaturas mais amenas durante a tarde.

Como fica o tempo no domingo?

Este sistema de baixa pressão vai dar origem à uma nova frente fria, e este sistema vai avançar pelo litoral da Região Sul no decorrer do domingo. A situação é de alerta para temporais entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além da chuva, estes dois estados também ficam sujeitos à ventos fortes. As rajadas oscilam entre 50 e 80km/h, e nas regiões serranas as rajadas podem alcançar os 90km/h.

No Paraná a chuva chega a partir da tarde no centro-sul e oeste do estado. Na capital e demais regiões, ainda não chove no domingo. No entanto, o estado também fica em atenção para rajadas de vento. A previsão é de rajadas entre 40 e 60km/h.

Tendência

A próxima semana ainda vai começar com chuva em algumas regiões do Sul, mas a tendência é que a instabilidade vá perdendo força. O ar frio de origem polar volta a entrar na Região, e as madrugadas devem ser geladas novamente, com chance de geada por várias localidades. As temperaturas máximas vão seguir amenas durante toda a semana.

Climatempo
Publicidade
Publicidade