PUBLICIDADE

Fim da onda de calor, após 13 dias de calor acima de 40°C

Passagem de frente fria ajuda a formar áreas de chuva e espalha vento frio pelo estado aliviando o calor. Saiba como fica o tempo no fim de semana.

9 out 2020 - 04h06
(atualizado às 07h32)
Compartilhar
Exibir comentários

A chegada de uma frente fria ao litoral paulista  durante a quinta-feira, 8 de outubro de 2020, interrompeu os efeitos sobre o estado de São Paulo da longa e forte onda de calor que se espalhou pelo Brasil nos últimos dias de setembro e no começo de outubro.

O grande aumento da nebulosidade, a chuva e a entrada de ventos frios da frente fria reduziram finalmente o calor. 

Pelas medições do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia -ontem, a temperatura na cidade de São Paulo baixou para o patamar de 29°C, depois de alcançar a 37,3°C na tarde da quarta-feira, 7 de outubro, a terceira maior temperatura já registrada pelo INMET na capital paulista em 77 anos de medições. 

No Interior paulista, os termômetros finalmente baixaram dos 40°C, depois de 12 dias consecutivos com temperaturas acima desta marca em amplas áreas do centro, oeste e norte do estado de São Paulo. 

A maior temperatura registrada pelo INMET no estado em 8/9/2020 foi de 39,3°C, em Dracena, saindo finalmente do patamar dos 40°C.

Dentro desta onda de calor, a maior temperatura na cidade de São Paulo foi de 37,4°C no dia 2/10/2020, que passou a ser a segunda maior temperatura já registrada na capital paulista em 77 anos de observações no Mirante de Santana, na zona norte da cidade.

A temperatura de 43,5°C  foi registrada em Lins, em 07/10/2020, e é agora o recorde absoluto de calor no estado de São Paulo, superando a marca de 43,0°C de Iguape, em 3/2/1933.

Foto de Marcelo Pinheiro, São Paulo (SP)
Foto de Marcelo Pinheiro, São Paulo (SP)
Foto: Climatempo

Sexta-feira com pancadas de chuva

A presença da frente fria e o intenso calor formaram áreas de instabilidade deixam muitas nuvens sobre o estado de São Paulo nesta sexta-feira, 9 de outubro. Há condições para pancadas de chuva com raios em todas as regiões do estado, mas quase todas as pancadas devem ocorrer à tarde ou à noite. Algumas pancadas podem ser moderadas a fortes, até na Grande São Paulo.

No litoral, o tempo fica instável o dia todo, com predomínio de céu nublado e chuva frequente. A situação é de atenção, porque a chuva no litoral pode ser moderada a persistente por várias horas ocasionando até bolsões de alagamento nos municípios da região. 

Ainda faz calor hoje, com sensação de abafamento, mas a temperatura já não passa mais a marca dos 40°C como nos últimos 12 dias.

Fim de semana

Durante o fim de semana, as áreas de instabilidade enfraquecem bastante sobre o estado de São Paulo e a maioria das regiões paulistas não terá chuva. 

Durante a manhã de sábado ainda chove no Litoral Norte, na Mantiqueira e nas áreas do Vale do Paraíba. A chuva ocorre com fraca a moderada intensidade. 

Na Grande São Paulo, na Baixada Santista, no Litoral Sul e no Vale do Ribeira, o dia começa encoberto e até com garoa, mas aos poucos o sol aparece, entre muitas nuvens, mas não chove. 

As demais regiões do interior de São Paulo, o sábado é com sol e algumas nuvens, mas sem chuva. A presença de ventos frios de origem polar vão inibir o super aquecimento do ar. 

O domingo será com predomínio de sol no estado de São Paulo, com temperatura agradável à noite e o amanhecer, e calor no interior à tarde. Na tarde de domingo ocorrem pancadas de chuva isoladas nas áreas do Vale do Paraíba e Litoral, com risco de temporais isolados nas regiões que fazem divisa com Minas Gerais e o Rio de Janeiro.

Na Grande São Paulo, o domingo tem períodos com sol, muitas nuvens e temperatura amena.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade