PUBLICIDADE

Climatempo

Feriado do Dia da Criança com muito sol no Brasil

Veja em quais regiões brasileiras há condições para chuva no fim de semana

10 out 2019 - 12h09
Compartilhar
Exibir comentários

Áreas de instabilidade de um sistema de baixa pressão associados à aproximação de uma frente fria se formam na fronteira gaúcha e vão trazer de volta as pancadas de chuva entre a tarde e noite do feriado de 12 de outubro. Por causa do forte aquecimento e da umidade elevada às nuvens ficam mais carregadas no Norte do Brasil. Esta situação persiste até o domingo. No fim de semana, o ar quente e úmido favorece s condições de chuva no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul principalmente durante as tardes e também à noite. No Nordeste o dia das crianças será comemorado com muito sol e calor em grande parte da Região. Veja abaixo como fica a previsão durante o feriado:

SUL

No sábado, dia das Crianças, o sol aparece em toda a Região Sul e faz calor. No noroeste do Paraná, há condição para pancadas de chuva isoladas com raios. Na fronteira gaúcha, novas áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão e a aproximação de uma frente fria começam há mudar o tempo. O dia ainda será de sol, mas a partir da tarde são esperadas pancadas de chuva na região da Campanha e a noite em Uruguaiana. Nas demais áreas do Sul, o feriado de 12 de Outubro será de sol e tempo seco. Nas capitais dos três estados não chove.

No domingo, fortes áreas de instabilidade se espalham sobre o Sul do Brasil. Na fronteira gaúcha, o dia amanhece chuvoso. As instabilidades avançam por todo o centro-sul e a capital Porto Alegre fica na rota das pancadas de chuva de moderada a forte intensidade. Nas demais áreas, o sol ainda aparece e a partir da tarde com o aumento a umidade é esperada pancadas de chuva isoladas com raios, inclusive em Florianópolis e Curitiba.  

SUDESTE

Todo o Sudeste do Brasil terá muito sol no fim de semana. A temperatura fica alta em todos os estados. No sábado, feriado do Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, o ar seco se espalha sobre a maioria das áreas da Região, exceto no oeste paulista onde há condições para pancadas de chuva isoladas e fracas.  

Quem estiver em peregrinação rumo a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, no Vale do Paraíba (SP) terá problemas com o forte calor. A temperatura no sábado chega aos 34 graus na cidade. Vale ressaltar, que o tempo seco irá predominar ao longo do fim de semana no leste paulista e na região do Vale do Paraíba, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30%, nas horas mais quentes do dia. O ideal é se hidratar durante todo o percurso.

No domingo, o ar seco predomina sobre a maioria das áreas do Sudeste. No sul e no oeste paulista há condições para pancadas de chuva a partir da tarde. Todas as capitais da região terão um domingo ensolarado com muito calor e umidade baixa.

CENTRO-OESTE

O fim de semana será quente no Centro-Oeste do Brasil. No sábado, dia da Criança e no domingo, o forte aquecimento e a umidade alta vão favorecer a ocorrência de pancadas de chuva isoladas e fracas no Mato Grosso do Sul no sul, oeste e norte de Mato Grosso. As demais áreas do estado, Goiás e o Distrito Federal, seguem com o predomínio da massa de ar seco e quente. Não chove e a temperatura fica alta. Nas horas mais quentes do dia todo o interior de Goiás podem registrar baixos índices de umidade relativa do ar.

NORDESTE

No fim de semana que marca o Dia da Criança, o sol brilha forte, poucas nuvens se formam e o tempo segue seco em quase todas as áreas do Nordeste. Há condições de chuva isolada e passageira pela manhã na faixa litorânea entre o sul da Bahia até Natal (RN). Em São Luís (MA), o sol aparece e a partir da tarde há condições para pancadas de chuva isoladas com raios.

NORTE

No sábado (12), feriado, não há expectativa de chuva no sul do Amapá. N oeste do Amazonas, as nuvens ficam mais carregadas intercalando períodos de sol com chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas da Região, o sol brilha forte, faz bastante calor à tarde à nebulosidade aumenta com o tempo abafado e há previsão de pancadas de chuva isoladas com raios.

No domingo (13), dia de sol forte, calor e tempo seco na maioria das áreas do Amapá. No noroeste do Amazonas, chove a qualquer hora intercalando períodos de sole muitas nuvens. Em todas as demais áreas do Norte, o sol também predomina, mas o tempo fica abafado, favorecendo o aumento da nebulosidade, e há previsão de pancadas de chuva isoladas com raios.

Foto: Climatempo
Foto de Rosa Rodrigues Soares, Fortaleza (CE)
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade