PUBLICIDADE

Feriado começa com muito sol no Sudeste

Ar seco predomina na maior parte da Região

11 out 2017 - 13h10
Compartilhar
Exibir comentários

A véspera de feriado de 12 de Outubro começou quente em todo o Sudeste do Brasil. Com a presença do ar mais seco, os níveis de umidade continuam baixos em áreas do interior de Minas Gerais e do noroeste do estado São Paulo, divisa com o Triângulo Mineiro. No período  da tarde, a umidade relativa do ar poderá chegar a valores entre 10 e 20%, nestas localidades.  

A baixa umidade do ar dificulta a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva, sendo muito comum nesta época do ano na Região Sudeste. Níveis de umidade do ar muito abaixo do que é confortável e saudável para o ser humano podem ocorrer em qualquer estação do ano, inclusive em parte da primavera.

A queda dos níveis de umidade do ar em grande parte do Sudeste está associada à presença de um sistema de alta pressão atmosférica que predomina sobre parte do Brasil.

Nesta quinta-feira (12), feriado todos os estados da Região Sudeste terão sol, mas apenas o centro-oeste e sul do estado, assim como a Grande São Paulo e o Vale do Paraíba vão registrar pancadas de chuva com raios à tarde e a noite. Não dá para descartar o risco de temporal.

No litoral de São Paulo, a chegada de uma frente fria provoca aumento de nuvens ao longo do dia, mas a chance de chuva é muito pequena. Ventos frescos de origem polar começam a soprar sobre o litoral e também na Baixada Santista. Por isso, durante o feriado iremos observar uma ligeira queda da temperatura.  

No Rio de Janeiro e no Espirito Santo, o sol brilha forte no feriado com muito calor e praia. Não há expectativa de chuva.

Quando vai chover?

A combinação de ar quente e úmido com a passagem de uma frente fria pelo litoral paulista nesta sexta-feira (13) e outra frente fria esperada para o sábado (14), vão gerar grandes áreas de instabilidade que se espalham pelo Sudeste até o fim do feriado prolongado.

Espírito Santo e Rio de Janeiro, só terão chuva no domingo (15). Ainda nesta sexta-feira, a frente fria deixa o litoral paulista com muita nebulosidade, pouco sol e chuva fraca. Na Grande São Paulo, sol, calor e pancadas de chuva à tarde e a noite eu podem se fortes.

Acompanhe mais detalhes do tempo para o feriado em SP aqui 

Vai viajar? Confira a previsão completa para o feriadão em todo o Brasil. 

Litoral paulista terá muita nebulosidade no feriado de 12 de outubro 

Foto: Climatempo
Foto: Helio Jhunio - Vale do Jequitinhonha - MG
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade