PUBLICIDADE

Feriadão em SP terá brusca mudança no tempo

Saiba como e onde o tempo vai mudar no feriado de 9 de julho

5 jul 2018 - 13h09
Compartilhar
Exibir comentários

Muitos paulistas vão pegar a estrada nesta sexta-feira para curtir o fim de semana prolongado. A segunda-feira, 9 de julho, é um feriado estadual em São Paulo por causa dia da Revolução Constitucionalista de 1932. É preciso ter atenção especial com as condições do tempo (e com as roupas que vão na mala) por causa de uma brusca mudança: o fim de semana prolongado começa ensolarado e quente em todo o estado de São Paulo, mas deve terminar frio e com muitas nuvens em muitas regiões.

Para esta sexta-feira, a previsão é de um dia com sol, tempo seco e com temperatura alta. O nevoeiro pode se formar novamente no começo da manhã especialmente no leste do estado, inclusive na Grande São Paulo. No litoral, atenção com o mar muito agitado e. ainda há risco de ressaca.

Calor no fim de semana

O fim de semana, sábado e domingo, também será com predomínio de sol e calor na Grande São Paulo, no litoral e por todo o interior. As cidades serranas podem ter um pouco de frio à noite e ao amanhecer, mas a sensação de um calorzinho também vai predominar no restante do dia. Até aqui, a maiorias da pessoas só usou roupas para o calor atípico para julho ou no máximo um agasalho leve. Nada de roupas pesadas!

Ar polar no feriado

O problema será a brusca mudança no tempo que começa a ocorrer no feriado da segunda-feira, 9 de julho. A chegada de uma frente fria vira o tempo pelo avesso no sul e no leste do estado, onde estão a capital e o litoral, com chuva e queda da temperatura.

Na Grande São Paulo, o feriado de 9 de julho será marcado por céu nublado e acentuado declínio da temperatura. A sensação de frio e as condições para chuva aumentam à tarde e à noite. Quem saiu da capital com calor na sexta-feira volta para casa sentindo frio.

No litoral, depois de curtir o sol no fim de semana, o tempo fecha com a chegada da frente fria na segunda-feira: nuvens cinzas escondem o sol desde cedo e o vento frio chega de manhã. A temperatura cai e fica baixa no restante do dia. As condições para chuva são maiores à tarde e à noite.

No interior, nas áreas próximas ao Paraná, a nebulosidade aumenta e a temperatura começa a baixar  no feriado de 9 de julho, mas a chance de chover é pequena. No centro norte do estado, o sol e o calor predominam, mas a nebulosidade também aumenta.

Porém, as regiões do Vale do Ribeira e do Vale do Paraíba vão sentir a brusca mudança no tempo como a capital e o litoral. O feriado de 9 de julho será com predomínio de céu nublado e temperatura baixa. A chance de chover é grande à tarde e à noite.

Foto: Climatempo

Foto de William Oliveira, Joanópolis (SP)

Semana fria

A próxima semana será marcada por temperatura baixa em muitas áreas do estado de São Paulo. Embora não haja previsão de chuva intensa e nem generalizada, o vento úmido e frio vai soprar persistente sobre o estado. O vento gelado virá de uma grande e forte massa de ar frio, de origem polar, que vai passar a semana toda influenciando a costa do Sul e do Sudeste do Brasil.

Áreas como a Grande São Paulo, o litoral e o Vale do Paraíba e do Ribeira vão passar a semana com o ar úmido e frio, pouco sol e sensação de frio de noite e de dia.

É possível que a cidade de São Paulo tenha recorde de tarde mais fria do ano, com a menor temperatura máxima e que volte a alcançar a marca dos 10°C na madrugada, o que não ocorreu em junho.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade