PUBLICIDADE

Climatempo

Falta de chuva aumenta risco de incêndio no centro-sul do BR

Abril termina com chuva abaixo da média em grande parte do centro-sul do Brasil. Confira a análise do risco de incêndio para os próximos dias

28 abr 2021 - 06h39
Compartilhar
Exibir comentários

O mês de abril de 2021 vai terminando com chuva abaixo da média no Sul e na maior parte das Regiões Centro-Oeste e Sudeste, como já era previsto.

O mapa abaixo mostra a anomalia (diferença em relação à media) da chuva verificada nesse mês até o dia 26 de abril. Os tons de azul representam áreas onde chover mais do que a média (anomalia positiva). Os tons alaranjados indicam chuva abaixo da média (anomalia negativa).

É possível perceber que choveu muito menos do que a média especialmente no Sul do Brasil e no sul de Mato Grosso do Sul. Choveu pouco também em São Paulo, nas outras áreas de Mato Grosso do Sul, no centro-sul de Minas Gerais, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.

Foto: Climatempo

Fim de abril seco no centro-sul do BR

Como ainda temos mais alguns dias para fechar o mês de abril, poderíamos contar com alguma chuva para os próximos dias, mas ao que parece as condições meteorológicas não vão ajudar.  Até dia primeiro de maio a previsão indica pouca ou nenhuma chuva no Sul, Sudeste e no Centro-Oeste. Predomínio de tempo seco também no Nordeste do País.

Foto: Climatempo

Risco de incêndio

Com a vegetação e o solo com pouca umidade, devido a falta de chuva dos últimos dias, e com a previsão indicando pouca ou quase nenhuma chuva até o início de maio, o risco de incêndio é elevados nos próximos dias.

O mapa abaixo mostra o risco de incêndio.  Sem expectativa de chuva para os próximos dias no centro-sul do Brasil, a situação que já é crítica nas áreas indicadas como de alto e altíssimo risco de incêndio só tende a se agravar.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade