PUBLICIDADE

Climatempo

Estiagem no Paraná coloca Curitiba em racionamento de água

Veja como vai funcionar o rodízio e a previsão para o fim de semana

14 ago 2020 - 18h17
Compartilhar
Exibir comentários

Mesmo com o avanço de uma frente fria sobre o Sul do Brasil e a previsão de chuva para o estado do Paraná nos próximos dias, a crise hídrica que assola o estado preocupa autoridades e a população, inclusive de Curitiba e região metropolitana que sofrem com a estiagem.

Por isso, começou a vigorar nesta sexta-feira, 14 de Agosto, o novo modelo de rodízio no fornecimento de água de Curitiba e Região Metropolitana, em que houve redução do intervalo entre a suspensão e a retomada do abastecimento.

O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Cesar Gonchorosky, disse que audiência na Assembçeia Legislativa da capital paranaense que a situação é extremamente grave. "E temos que nos preparar para o pior cenário", alertou o diretor. 

Como vai funcionar o rodízio

Dividida em três grupos de bairros (e não mais em cinco), a população ficará um dia e meio sem água e um dia e meio com água (36 horas X 36 horas). A medida é necessária devido à forte estiagem que afeta os níveis dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC). Antes dessa medida 750 mil pessoas ficavam sem água por um período de 12 horas. Agora serão 1,2 milhão que ficarão sem abastecimento em um período de 36 horas. Atualmente o níveis dos reservatórios estão na marca dos 28,85%, do total.

Além disso, a população deve aderir à campanha Meta20 que visa a economia de 20% do consumo de água. 

Uma audiência pública foi transmitida na Assembleia Legilativa, chamada de "Emergência Hídrica e o Abastecimento de Água na Região Metropolitana de Curitiba". Durante a audiência, houve consenso entre os participantes de que esta crise hídrica prolongada é consequência da falta, no presente e no passado, de políticas públicas ambientais de preservação das nascentes, dos riachos e dos rios. Consequência da falta de proteção aos remanescentes florestais e do crescimento descontrolado dos desmatamentos. E também da falta de políticas públicas efetivas de controle da ocupação do solo nos centros urbanos e em áreas rurais.

Foto: Climatempo
Foto de Angela Ruiz - Curitiba, PR

Como fica o tempo no Paraná?

O sábado será marcado por chuva no Paraná. No centro-sul do estado, capital e litoral até Foz do Iguaçu a chuva será frequente e por vezes forte. A temperatura fica baixa. No extremo norte do paranaense, previsão de sol e pancadas de chuva a tarde. 

No domingo, já não deve chover mais na região de Foz do Iguaçu, mas o dia segue com bastante nuvens intercalando períodos de sol. Nas demais áreas do estado e na capital, as áreas de instabilidade se espalham e provocam chuva moderada a forte. Há risco de temporais.  

Vale lembrar que o quadro de estiagem no estado é forte. A chuva do fim de semana vai colaborar, mas não reverte a crise hídrica. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade