PUBLICIDADE

Entenda a chuvarada de verão sobre o Brasil

Infográficos mostram vários sistemas meteorológicos que produzem chuva e a mudança na posição da ZCAS no verão 2021/2022

31 jan 2022 - 03h20
(atualizado às 11h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Entenda a chuvarada de verão sobre o Brasil
Entenda a chuvarada de verão sobre o Brasil
Foto: Divulgação

O verão é a estação em que mais chove sobre a maioria das áreas do Brasil. Temporais que provocam muita chuva em poucos minutos ou períodos de 3 a 7 dias consecutivos de muita chuva são comuns na estação, em muitos estados. 

A circulação dos ventos global e particularmente sobre a América do Sul durante o verão, e o maior aquecimento natural do ar e do mar, organizam sistemas meteorológicos especiais que são capazes de produzir grandes volumes de chuva. 

Sobe o número de mortes pelas chuvas em SP:

Para a maioria das áreas do Brasil, a maior parte do volume médio de chuva anual ocorre durante os meses de primavera e principalmente do verão. 

Foto: Climatempo

Sistemas meteorológicos que atuam no BR no verão

A ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul - é um destes sistemas meteorológicos especiais que produzem chuva volumosa e persistente sobre parte do Brasil. 

A ZCAS se forma mais de uma vez em praticamente todos os verões, porém não sobre os mesmos estados. A maior concentração de áreas de chuva pode mudar de lugar em um mesmo verão e de um verão para outro. Fenômenos oceânicos-atmosféricos globais como El Niño e La Niña e a temperatura do oceano Atlântico Sul também influenciam no posicionamento médio da ZCAS e na intensidade do fenômeno.

O histórico de desastres naturais no Brasil está altamente relacionado com eventos de ZCAS.

Foto: Climatempo

Eventos de ZCAS no verão 2021-2022

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade