PUBLICIDADE

Climatempo

Em 24 horas, Brasília registra chuva seis vezes acima da média

Com a formação de áreas de instabilidade, a região de Goiânia teve queda de granizo. Confira como fica o tempo no Centro-Oeste nos próximos dias.

15 jun 2021 - 16h38
(atualizado às 17h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Os temporais em Goiás e Distrito Federal acumularam entre 10 e 46mm de chuva entre a última segunda (14) e esta terça-feira (15). Após 46 dias sem precipitação significativa, em Brasília, foram registrados 29,4mm de chuva pela estação do INMET. Vale lembrar que a média climatológica de chuva para o mês de junho é de apenas 4,9mm. Com isso, os acumulados registrados foram 6 vezes maior do que a média para todo o mês.

Nesta mesma madrugada em que choveu em Brasília, algumas regiões do estado de Goiás registraram alguns temporais, com rajadas de vento e queda de granizo. Em Goiânia, apesar da ocorrência de granizo, os acumulados de chuva foram muito baixos, e a capital do estado já soma 67 dias seguidos sem chuva significativa.

Toda essa instabilidade que ocorreu no Centro-Oeste ocorreu por causa dos fortes ventos em altitude, além de área de baixa pressão atmosférica e do calor e da alta umidade do ar.

Você sabe como o granizo se forma?

As gotas de água que vem da superfície da terra e de rios que se elevam quando o ar está mais quente e se chocam umas com as outras, aumentando seu tamanho e formando as nuvens. Ou seja, essas nuvens se formam em locais com temperaturas elevadas e com alta umidade. Ao chegar aos 5 km de altitude, onde as temperaturas estão abaixo de 0 grau, as gotas viram gelo. Geralmente, as nuvens que provocam queda de granizo são chamadas de Cumulonimbus, que podem chegar a 18km de altitude. No entanto, o granizo só consegue cair se tiver um tamanho grande e for pesado, vencendo a força da corrente de ar quente que mantém o gelo dentro da nuvem.

Tendência

A partir desta quarta-feira (16), o tempo seco e quente volta a predominar em grande parte do Centro-Oeste do país, e a tendência é que estas condições permaneçam até o final deste mês. A exceção fica para o estado do Mato Grosso do Sul, onde áreas de instabilidades voltam a deixar o tempo bem fechado no oeste e sul do estado. Aliás, no sul e sudoeste do Mato Grosso do Sul, pode chuviscar a qualquer hora do dia e as temperaturas despencam.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade