PUBLICIDADE

Climatempo

Dorian deve atingir Bahamas e Flórida

Sistema ganha força nos próximos dias e ventos podem chegar a 278 km/h

30 ago 2019 - 09h26
(atualizado às 10h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Climatempo

Imagem composta pelos sensores Modis do dia 29 de agosto de 2019. Fonte: NASA

Na manhã de sexta-feira, dia 30 de agosto, Dorian era um furacão categoria 2 e a previsão é que o sistema de fortaleça e se desloque para noroeste no decorrer dos próximos dias. O sistema deverá atingir as ilhas de Bahamas no domingo e o estado da Flórida (EUA) na segunda-feira.

Foto: Climatempo

Previsão de deslocamento do furacão Dorian para os próximos dias.

Ondas destrutivas em Bahamas

Dorian irá passar sobre as Bahamas com um furacão categoria 4, com ventos sustentados de aproximadamente 222 km/h e rajadas de até 270 km/h. O olho do furacão deverá passar sobre as ilhas do norte do país, logo a região deverá ser atingida pela parede do olho do sistema. A parede do olho de um furacão é a região do sistema com as nuvens de tempestade mais desenvolvidas, que provocam os ventos e chuvas mais intensos. Em setembro de 2017 a passagem do olho do furacão Irma sobre Barbuda provocou a destruição de 95% da região. O vento forte sobre o oceano provocado pelo sistema deve elevar o mar em até 5 metros no noroeste do país e nas áreas costeiras grandes ondas com potencial destrutivo são esperadas. Interrupções no fornecimento de energia são previstos e seu restabelecimento deve demorar a ocorrer.

Grandes inundações no sudeste dos Estados Unidos

 Na segunda-feira, ainda como categoria 4, o sistema atinge a Flórida, nos EUA, com ventos sustentados de aproximadamente 230 km/h e rajadas de até 280 km/h. Enquanto estiver se deslocando sobre a Flórida e a parte sul da Georgia, Dorian deverá se mover lentamente e há potencial para grandes inundações. O Centro Nacional de Furacões da NOAA prevês acumulados de chuva variando entre 150mm e 300 mm no sudeste dos Estados Unidos, com localidades podendo registrar acumulados de até aproximadamente 380 mm. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade