PUBLICIDADE

Domingo quente em São Paulo

As temperaturas ficaram muito acima da média

24 jun 2018 - 17h49
(atualizado em 26/6/2018 às 15h49)
Compartilhar
Exibir comentários

O amanhecer deste domingo no estado de São Paulo poderia ser confundido com o de um domingo qualquer de verão, não fosse a umidade muito baixa. Uma perturbação a cerca de 3 mil metros de altitude deixou o céu encoberto durante a madrugada e o ingresso de ar mais quente vindo do interior do país ajudou a manter as temperaturas elevadas. Às 6h da manhã a temperatura na capital paulista era de 19°C na estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) no Mirante de Santana, na zona norte. No aeroporto de Congonhas, zona sul, fazia 20°C naquele horário. Para efeito de comparação, a média das mínimas em janeiro no período de 1981 a 2010 na estação do Mirante de Santana é de 19,3°C.

Pelo litoral e interior do estado a situação foi parecida. Cubatão tinha 27,2°C às 5h da manhã na estação da CETESB. Em Marília, cidade que fica a 660 metros de altitude no oeste paulista, a mínima na madrugada foi de 22,1°C na estação automática do INMET. Em Ilha Solteira, noroeste paulista, a mínima foi de 21,6°C na estação agrometeorológica da UNESP. Muitas outras cidades, como Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Bauru, Presidente Prudente, Araçatuba, Votuporanga, Sorocaba e Franca, tiveram mínimas entre 19°C e 21°C, o que é muito acima da média para junho (que fica em torno de 13°C a 15°C no interior paulista).

Ao longo da manhã a nebulosidade diminui sobre o estado e o sol brilhou forte, aumentando ainda mais as temperaturas e diminuindo a umidade relativa do ar. Na capital, a máxima chegou aos 28,5°C nas duas estações automáticas do INMET, no Mirante de Santana e no SESC/Interlagos, com umidade abaixo dos 40% durante a tarde. Na estação do IAG/USP a máxima foi de 29,3°C, igualando o recorde de maior temperatura para junho desde que se iniciaram as medições, em novembro de 1932. Em 29 de junho de 1972 também fez 29,3°C, e era até então a maior temperatura para um mês de junho.

No interior do estado também fez bastante calor durante a tarde, com máximas entre 31°C e 33°C nas regiões de Presidente Prudente, Araçatuba e São José do Rio Preto. A umidade ficou abaixo dos 30% em praticamente todo o interior. No litoral, a temperatura chegou a 33,6°C em Cubatão e 31,0°C em São Sebastião, mas por volta das 14h o vento mudou de direção, trazendo um ar mais frio e úmido do mar. Às 17h a temperatura já havia caído para 22°C em Cubatão e Bertioga. 

Previsão

Ao longo da semana, uma grande massa de ar seco predomina sobre o estado e garante dias de tempo firme. Poucas nuvens se formam e elas não conseguem provocar chuva. A umidade continua abaixo dos 30% durante as tardes no interior. A temperatura deve seguir acima da média para esta época do ano, principalmente durante as tardes.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade