PUBLICIDADE

Climatempo

Domingo de temporais na maior parte do Brasil

Zona de Convergência Intertropical provoca chuva volumosa em áreas do Norte e Nordeste

14 fev 2021 - 09h04
Compartilhar
Exibir comentários

Texto de Paulo Takeshi, meteorologista

Neste domingo (14), um sistema de baixa pressão atmosférica provoca a formação de nuvens muito carregadas em áreas Sudeste, oeste da Bahia, Goiás, Mato Grosso até o Norte do Brasil. Além disso, a Zona de Convergência Intertropical atua mais próxima à costa e favorece a manutenção de áreas de instabilidade no Maranhão, norte do Pará e no Amapá.

Foto: Climatempo

Condições do tempo para o dia

Domingo com tempo firme e sem previsão de chuva apenas no interior da Bahia, Sergipe, norte e nordeste de Minas Gerias, centro-norte do Espírito Santo e extremo norte de Roraima. Muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia no sudeste do Amapá, costa norte do Pará, litoral do Ceará, centro-sul do Pará, leste do Amazonas e norte de Mato Grosso. Nas demais áreas, sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva no decorrer do dia. 

Alertas e riscos meteorológicos

Áreas de instabilidade atuam mais forte no centro-oeste, sul e na Zona da Mata de Minas Gerais, Vale do Paraíba paulista e noroeste fluminense - estas áreas ficam em alerta neste domingo para ocorrência de temporais, com raios e rajadas de vento.

Toda a faixa que estende entre o Maranhão, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, norte de Mato Grosso e centro-norte do Tocantins também fica em alerta para chuva volumosa. Atenção para as rajadas de vento no litoral sul do Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade