PUBLICIDADE

Climatempo

Domingo com temporais em parte do Sul do BR

Semana será marcada por grandes mudanças no país

7 ago 2022 - 10h12
Compartilhar
Exibir comentários

As instabilidades, na forma de temporais (com raios, granizo e fortes rajadas de vento), entre o Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná são causados por uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o oeste da Região Sul do país, com um cavado meteorológico em superfície nessas áreas (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada), além de um corredor de umidade que vem da Amazônia e da circulação dos ventos em altitude. Esses sistemas também devem contribuir nas precipitações do noroeste, oeste e sul do estado de São Paulo. Nas áreas mais litorâneas e na Grande São Paulo, a precipitação também tem influência da umidade que vem do mar.

Destaca-se as condições para os acumulados mais elevados e com condições para alagamentos e demais danos, sobre o Paraná, Santa Catarina e na metade sul do Mato Grosso do Sul.

Na Região Norte do país as chuvas são influenciadas pelas instabilidades tropicais, o calor e a alta umidade do ar, além da circulação dos ventos em altitude. Já no norte e leste do Nordeste as instabilidades se formam por conta da umidade constante que vem do mar.

 

Foto: Climatempo

Previsão do tempo para 07/08/2022 - domingo

Na Região Sul: A faixa leste do Paraná e de Santa Catarina ficam com tempo encoberto e chuvoso neste domingo (07). As demais regiões do PR, SC e o norte gaúcho terão um dia marcado por pancadas de chuva e até temporais, com raios e rajadas de vento, além de queda de granizo. Destaque para os volumes bem elevados de chuva no Paraná e em Santa Catarina neste dia, além do extremo norte do Rio Grande do Sul. O centro-sul do Rio Grande do Sul segue com tempo firme, mas com mais nebulosidade no céu.

Foto: Climatempo

Foto: Florianópolis (SC), Climaaovivo

No Sudeste, o tempo ainda é firme por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, e centro e norte de SP. Por outro lado, no sul e boa parte do leste paulista, o dia fica encoberto e com condições para chuva frequente. Chove também na capital paulista, na forma de pancadas, porém, mais no final do domingo. Há bastante variação de nuvens no sul de Minas Gerais e centro-sul do Rio de Janeiro, assim como no interior de São Paulo, mas não chove.

As instabilidades avançam na Região e tem condições para pancadas de chuva no oeste do Mato Grosso e todo o centro-sul do Mato Grosso do Sul. Os temporais mais fortes e com chuva volumosa acontecem mais sobre o sul do Mato Grosso do Sul. Em Goiás, leste do Mato Grosso e nordeste do Mato Grosso do Sul, o sol predomina, o tempo fica firme e seco. 

A chuva predomina na faixa norte do Nordeste com intensidade fraca. No litoral da faixa leste, as instabilidades serão de intensidade moderada e acompanhadas por rajadas de vento e acumulados pontualmente elevados, mas mais baixos se comparados com os registrados no decorrer da semana passada. Por outro lado, o interior da Região segue com sol e tempo firme, e com baixos índices de umidade do ar.

O estado de Tocantins segue com tempo firme neste domingo, assim como esta previsto no sudoeste do Pará. Mas, as demais áreas da Região Norte tem condições para chuva. No Amazonas, boa parte do Pará, Roraima, Rondônia e no Acre, a chuva ainda é destaque e deve vir acompanhada de trovoadas e até algumas rajadas de vento. Os acumulados de chuva mais elevados acontecem sobre o Amazonas.

Alertas meteorológicos para 07/08/2022 - domingo

Atenção para o risco de chuva forte/temporais nas capitais Florianópolis e Curitiba.

Atenção para o risco de Chuva forte em Campo Grande e em Manaus

Atenção para o risco de chuva moderada em Natal, João Pessoa, Recife e Maceió

Alerta para temporais no centro leste e nordeste de Santa Catarina, no Paraná e no sul e oeste do Mato Grosso do Sul.

Atenção para chuva moderada/forte com raios e rajadas de vento no centro oeste do Mato Grosso do Sul, no oeste de Santa Catarina, na metade norte do Rio Grande do Sul, nas regiões noroeste, oeste e sudoeste do estado de São Paulo, como entre as regiões de Presidente Prudente, Itapeva, litoral sul e Vale do Ribeira.

Atenção para chuva moderada/forte com raios e rajadas de vento no Amazonas.

Volumes altos de chuva elevados no domingo (07), de mais de 70mm, pelo Paraná e Santa Catarina, e no extremo sul do Mato Grosso do Sul.

Acumulados de chuva pontualmente elevados no domingo no Amazonas, no oeste do Acre e norte de Roraima.

Rajadas de vento que chegam aos 50km/h no PI, CE, RN, PE, PB, AL, SE, norte, oeste e sul da BA, no leste do ES, leste e nordeste do RJ, entre SP, MG, GO e MS, na metade sul do RS.

Rajadas de vento de mais de 60km/h entre o MS, PR e SC

Condições para queda de granizo no domingo no Mato Grosso do Sul, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e no noroeste do estado de São Paulo.

Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade do ar entre 11% e 20% em Goiás, Distrito Federal, no oeste e Triângulo Mineiro, no extremo nordeste no Mato Grosso do Sul e no leste do Mato Grosso, no oeste da Bahia, no Centro Sul do Tocantins e no extremo sul do Piauí e do Maranhão.

Umidade do ar abaixo dos 30% no interior de Minas Gerais e norte do estado de São Paulo, como nas áreas centrais do Mato Grosso e da Bahia, além do centro do Piauí.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade