PUBLICIDADE

Dia Nacional da Conservação do solo

O solo é essencial para a produção de alimentos e também é aliado no combate às mudanças climáticas

15 abr 2021
0comentários
Publicidade

Foto: Istock

No dia 13 de novembro de 1989 foi publicada a lei federal de número 7.876, instituindo 15 de abril como o Dia Nacional da Conservação do Solo. Tal data foi escolhida em homenagem ao nascimento de um conservacionista estadunidense que desempenhou importante papel nesta área: Hugh Hammond Bennett (1881-1960), considerado em seu país como o "pai" da conservação do solo.

O solo é o resultado do intemperismo de rochas por agentes físicos, químicos e biológicos, como a ação de chuvas, de ventos, e seres vivos; aliado à matéria orgânica. Abrigo para diversas espécies, como minhocas, fungos e micro-organismos, é dele que brota uma ampla vegetação, capaz de formar paisagens distintas e permitir a sobrevivência de diversas espécies que interagem entre si e com o ambiente. Graças ao solo, temos fontes de alimento, matéria-prima para os mais diversos fins, reciclagem de matéria orgânica, filtração e abrigo de água, dentre outros.

O solo é essencial para a produção de alimentos, por isso é um patrimônio a ser protegido para todas as gerações. É um componente vivo e sua vida depende do cuidado que temos com ele.  Para obtenção de resultados expressivos é necessário o envolvimento de toda a sociedade, uma vez que interessa a todos a preservação dos solos, a manutenção de sua produtividade e a redução dos processos erosivos. 

Os solos são aliados no combate às mudanças climáticas. O material do solo sequestra e retém o dióxido de carbono (CO2), um dos gases causadores do aquecimento global, evitando que vá para a atmosfera.   

No podcast AgroTalk você encontra informações de como nutrir o solo. Veja:

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.

Climatempo
Publicidade
Publicidade