PUBLICIDADE

Dia frio no Sul e frente fria vira o tempo no litoral do Sudeste

Quinta-feira é com alerta para chuva forte em várias capitais do Norte e do Nordeste. Confira como fica o tempo em todo o Brasil.

13 mai 2021 06h57
ver comentários
Publicidade

Foto: Florânia (RN) por Helio Ferreira da Silva

Nebulosidade sobre o Brasil

Uma frente fria avança pelo litoral da Região Sudeste do Brasil e nesta quinta-feira, 13 de maio, chega ao litoral do Espírito Santo. A passagem desta frente fria provoca muita chuva no litoral paulista e do Rio de Janeiro.

O ar frio de origem polar que veio com essa frente fria atua com força sobre a Região Sul do Brasil, e também influencia o Mato Grosso do Sul e São Paulo causando a queda da temperatura.

O ar seco predomina pelo interior do Sudeste, sobre o Centro-Oeste do Brasil e sobre parte do interior do Nordeste dificultando a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva.

Porém, as áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical se espalham entre o Amapá, a Paraíba e o Pernambuco causando aumento da nebulosidade e  fortes pancadas de chuva. 

Foto: Climatempo

Previsão do tempo para 13/6/2021 - quinta-feira

Nesta quinta-feira, 12 de maio, o Sul do Brasil fica sob a influência do ar frio de origem polar. Faz frio em todos os estados e o sol predomina ao longo do dia. Há condições para geada ao amanhecer no sul do Rio Grande do Sul e nas áreas de serra e planalto do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O tempo continua chuvoso no leste do Paraná, incluindo a capital Curitiba.

Na Região Sudeste do Brasil, a frente fria que atinge o Espírito Santo deixa nuvens carregadas sobre o Rio de Janeiro, Sul de Minas e pelo Leste de São Paulo. Chove nessas regiões, incluindo as capitais São Paulo e Rio de Janeiro. A chuva continua volumosa nas áreas litorâneas de São Paulo e do estado do Rio.

Na Região Centro-Oeste do Brasil, esta quinta-feira é um dia com bastante sol e pouca nebulosidade em quase todas as áreas. A passagem de uma frente fria causou aumento da nebulosidade na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia e no estado de Mato Grosso do Sul, mas mesmo assim, o sol aparece e não há previsão de chuva.

Quase toda a Região Norte do Brasil tem uma quinta-feira com muita nebulosidade e várias pancadas de chuva com raio. A chuva cai forte em vários locais. O tempo fica seco e o sol predomina no sul e leste do Pará e sobre o Tocantins.

Na Região Nordeste, o tempo fica seco no interior da Bahia e também no centro-sul do Maranhão e do Piauí. Mas em todas as outras áreas da Região Nordeste, há condições para pancadas de chuva nesta quinta-feira, com risco de chuva forte em algumas áreas litorâneas.

Alertas meteorológicos para 13/5/2021

Quinta-feira com alerta para temporais no norte do Amazonas, norte do Pará, Amapá, na faixa litorânea entre o Maranhão e Pernambuco. As capitais Manaus,  Belém, Macapá, São Luís, Fortaleza, Rio Natal, João Pessoa e Recife estão sujeitas a chuva forte.

Alerta para temporais no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Atenção para chuva moderada a forte com raios no centro-norte de Roraima, nas demais áreas do Amazonas, no centro-oeste do Pará, no norte do Maranhão, do Piauí e do Ceará, no interior do Rio Grande do Norte, no agreste da Paraíba e também no agreste de Pernambuco e no litoral e na Zona da Mata de Alagoas.

Risco de geada no sul do Rio Grande do Sul, no planalto e na serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A Marinha do Brasil alerta para mar agitado e risco de ressaca no litoral gaúcho e no sul de Santa Catarina

Atenção para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 20% e 30%, sobre Goiás, Distrito Federal, oeste de Minas Gerais e no oeste da Bahia

Climatempo
Publicidade
Publicidade