PUBLICIDADE

Climatempo

Dia de sol no RS e rios baixam, mas chuva volta no fim de semana

Novas áreas de instabilidade avançam para a Região Sul a partir de amanhã.

9 jul 2020 - 23h16
(atualizado em 10/7/2020 às 02h23)
Compartilhar
Exibir comentários

O ar frio de origem polar ainda atua sobre a Região Sul do Brasil  sexta-feira, 10 de julho. O tempo fica seco e faz frio, mesmo com a presença do sol o dia todo. Não tem ventania e nem previsão de chuva.  O dia é frio e com condições para geada ao amanhecer em todo o interior do Rio Grande do Sul, no centro, oeste, sul e norte de Santa Catarina e no sul e leste do Paraná. Pode gear na Grande Curitiba.

Cheia dos rios

O tempo seco, apesar do frio, colabora com a população do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina que já pode, fazer a limpeza de seus ambientes após a enchente.

Mas ainda existem locais onde a situação é crítica no Rio Grande do Sul, onde vários rios das bacias do rio Caí e do rio Taquari, no leste e nordeste do estado, transbordaram por causa da chuva volumosa entre 30 de junho e 1 de julho e entre 6 e 8 de julho. 

Nos dois episódios choveu de 100 a 200 em vários locais, elevando perigosamente o nível dos rios e arroios e encharcando o solo.

Em Porto Alegre, segundo medição do CEMADEN - choveu de aproximadamente 114 a 145 mm nas últimas 72 horas. A média de chuva para julho fica em torno de 140 mm

Rios baixando

Segundo o relatório do Serviço Geológico do Brasil emitido às 21 horas de 9/7/2020, em Montenegro e em São Sebastião do Caí,  o rio Caí manteria a tendência de baixar gradualmente até o começo da manhã desta sexta-feira, 10 de julho, mas ainda estaria acima da cota de inundação por volta das 7 horas da manhã.

A previsão era que às 7 horas de 10 de julho, o rio Caí atingiria 11,32 metros em São Sebastião do Caí e em Montenegro, o nível atingiria 7,57 m 

Foto: Climatempo

Nível do rio Caí em 9/7/2020 e previsão para o dia 10/7/2020

Foto: Climatempo

Foto de Carlos Rogerio Machado, Sarandi (RS)

Mais chuva à vista

Mas a trégua da chuva será curta. No fim de semana, 11 e 12 de julho, novas áreas de instabilidade avançam sobre a região Sul e volta a chover. O Rio Grande do Sul, o oeste e o sul de Santa Catarina terão chuva pelo menos até a segunda-feira.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade