PUBLICIDADE

Dezembro começa com ZCAS sobre o BR

O sistema será responsável por provocar grandes volumes de chuva em áreas do centro-norte do Brasil. Confira a tendência!

28 nov 2021 17h22
| atualizado em 30/11/2021 às 12h16
ver comentários
Publicidade

Uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul, mais conhecida como ZCAS, volta a se organizar sobre o Brasil no início de dezembro. O primeiro dia do mês já será marcado pela influência do sistema, que vai favorecer a ocorrência de bastante chuva entre o Norte, Centro-Oeste, áreas do Sudeste e até alguns pontos do Nordeste. A ZCAS deve ficar ativa até o dia 3 de dezembro sobre o Brasil.

Dezembro começa com ZCAS no Brasil

As projeções dos modelos meteorológicos indicam a formação da ZCAS na quarta-feira, 01 de dezembro de 2021. Este sistema deve ficar ativo no Brasil pelo menos até o sexta, dia 03 de dezembro. 

Desta vez, o eixo da ZCAS tende a se posicionar mais ao norte (2):

Foto: Climatempo

Com isso, a expectativa é que os primeiros dias de dezembro sejam marcados por chuva volumosa em muitas áreas do centro-norte do Brasil. 

Os maiores acumulados são previstos entre o centro-norte de Minas Gerais, Espírito Santo, áreas do sul e oeste da Bahia, centro-norte de Goiás, Distrito Federal, norte de Mato Grosso, Tocantins e centro-sul do Amazonas. A chuva também vem forte em muitas áreas do Maranhão, Piauí, Rondônia, sul do Pará e até no norte do Rio de Janeiro.

O sistema começa a se dissipar na sexta-feira, 3 de dezembro, mas ainda vai sobrar muita umidade sobre o Brasil, com isso as pancadas de chuva com forte intensidade ainda vão acontecer em muitos estados brasileiros.

Foto: Climatempo

Fonte: Modelo GFS

* A chuva sobre São Paulo é o acumulado desta terça-feira, dia 30. Entre o período de 01 e 04 de dezembro o ar tende a ficar mais seco.

 

Atenção!

Atenção para o risco de alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamento de rios em vias e cidades. Aos produtores agrícolas, esse período é conhecido como invernada e atrapalha as atividades em campo, além de aumentar a umidade em solo. 

Climatempo
Publicidade
Publicidade