PUBLICIDADE

Dezembro começa com muita chuva no centro-norte do país

Primeira semana de dezembro com previsão de ZCAS. Confira!

27 nov 2021 14h41
ver comentários
Publicidade

Foto: iStock

Será que a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vem aí? Atenção para condição de muita chuva nestes primeiros dias de dezembro no centro-norte brasileiro. 

Responsável por longos períodos e grandes acumulados de chuva no Norte, Centro-Oeste, Sudeste e algumas áreas do Nordeste brasileiro, essa extensa faixa de nebulosidade com grandes áreas de instabilidade deve se formar logo nesta primeira semana de dezembro.

A combinação da circulação de ventos em altos e médios níveis nas camadas atmosféricas, o calor e umidade da Região Amazônica e uma frente fria no oceano, próxima a costa do Sudeste favorecerá a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, mais conhecida como ZCAS.

A partir deste domingo (28), um cenário muito favorável para a configuração do sistema está se organizando na atmosfera e a previsão é de que na próxima quarta-feira (01) ele se estabeleça. São esperados grandes volumes de chuva, na ordem de 40 a 80 mm na Bahia, no Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro, centro-norte de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato-Grosso, sul do Maranhão, Piauí, Tocantins e sul do Amazonas e do Pará. 

Atenção para o risco de alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamento de rios em vias e cidades. Aos produtores agrícolas, esse período é conhecido como invernada e atrapalha as atividades em campo, além de aumentar a umidade em solo. 

Climatempo
Publicidade
Publicidade