PUBLICIDADE

Climatempo

Depois de chuva atípica, tempo seca em Mato Grosso do Sul

Chuva de 24 horas superou a média para agosto em áreas do norte de MS. Semana segue quente no Centro-Oeste.

6 ago 2019 - 19h13
(atualizado às 21h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Algumas áreas estado de Mato Grosso do Sul, próximas da divisa com São Paulo e com Goiás, tiveram fortes pancadas chuva durante a tarde e a noite do dia 5 de agosto. Em Costa Rica, a chuva veio com enormes pedras de gelo. 

Voltou a chover na tarde desta terça-feira em vários locais do norte e nordeste de Mato Grosso do Sul, mas com fraca a moderada intensidade. Chover nesta época do ano é pouco comum nestas áreas e ainda mais com acumulados tão grandes como foram observados. 

A chuva caiu forte em vários locais. Segundo o  Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em 24 horas, entre 18 horas do dia 5 e 18 horas do dia 6 de agosto de 2019, horário de Brasília, choveu 43,8 mm em Paranaíba, 37,4 mm em Cassilândia e 36,2 mm em Costa Rica.  É muita chuva para agosto.

Em todas estas áreas, a chuva de 24 horas superou a média normal para todo o mês de agosto, que é normalmente um mês de pouca chuva em Mato Grosso do Sul, como em toda a Região Centro-Oeste. Pelos cálculos do INMET, a média de chuva para agosto para o norte/nordeste de Mato Grosso do Sul varia de 15 mm a 35 mm.  A média de chuva em agosto em Paranaíba é de 15,5 mm.

Além do norte e nordeste de Mato Grosso do Sul, vários locais do sul de Goiás e do sudeste de Mato Grosso tiveram pancadas de chuva atípicas para agosto nos últimos dois dias.

Em Mato Grosso, no fim da tarde e começo da noite do dia 5 de agosto, deu umas pancadas de chuva rápidas perto de Primavera do Leste, mas com raio! Choveu em Alto Taquari com acumulado de 5,2 mm entre 23 horas e 21 horas (Brasília).

Nesta terça-feira choveu mais em Alto Taquari com acumulado de 14,4 mm. É muita chuva para agosto. A média é de 10 a 15 mm. Em Itiquira choveu 2,6 mm em 1 hora na tarde de hoje. As duas localidades são no sul de Mato Grosso.

No sul de Goiás, as pancadas de chuva foram fortes na segunda à tarde/noite e com raios. (radar pegou) Em 48 horas,entre 9 horas do dia 4 e 9 horas do dia 6, o INMET registrou 6.2 mm em Itumbiara, 10,6 mm em São Simão e 4,2 mm em Edeia

Entre 9 horas do dia 5 e 9 horas do dia 6, choveu 2,0 mm em Mineiros, 3,0 mm em Jataí

Mas chuviscou lá no nortão de Goiás! Alto Paraíso de Goiás acumulou 0,2 mm e Posse (divisa com TO) 0,1 mm.

Foto: Climatempo

Chuva forte entre MS, SP e GO observada pelo radar meteorológico de Jaraguari (MS) - Redemet

Tempo volta a secar

Estas áreas de instabilidade atípicas se formaram por causa da organização de uma área de circulação de ventos ciclônica em médios e altos níveis da atmosfera, após a passagem de uma forte frente fria. 

Esta circulação está se desfazendo e as áreas de instabilidade tendem a se dissipar. A partir desta quarta-feira, a nebulosidade diminui entre o Mato Grosso do Sul e o sul de Goiás. Não há mais expectativa de chuva.

A semana segue com sol forte e poucas nuvens no Centro-Oeste como é comum nesta época.

A semana começou fria em muitas áreas da Região, mas o ar já se aqueceu e os próximos dias serão muito quentes e secos, sem previsão de chuva pelo menos até o domingo, 11 de agosto.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade