PUBLICIDADE

Climatempo

Custo benefício atrai consumidor para frutas da estação

Veja quais são os produtos com tendência favorável para compra

11 ago 2022 - 11h54
Compartilhar
Exibir comentários

Você sabia que agosto é época de achar banana nanica, laranja pera, manga e morango em abundância nos supermercados? Isso ocorre, pois essas são as frutas da estação, o que facilita a compra em diversos estabelecimentos e também reduz o preço pago pelos consumidores.

De acordo com dados da Ceagesp/SP, o índice CEAGESP frutas ( indicador de variação dos valores praticados no atacado) foi o único que fechou o mês de julho com 3,06%. Divulgado mensalmente, os 150 itens que compõem a cesta de produtos são escolhidos pela importância dentro de cada setor e ponderados de acordo com a sua representatividade.

No período entre 11 e 13 de Agosto, as frutas com tendência favorável para compra são: abacate avocado, abacate margarida, carambola, coco verde, laranja pera, lima-da-pérsia, limão taiti, limão siciliano. 

Foto: Climatempo

Foto: Getty Images

De acordo com Sizele Rodrigues dos Santos, nutricionista do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (DESANS), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, as frutas da época têm alto valor nutricional e podem ser utilizadas em diferentes preparações. 

Banana nanica

Considerada preferência nacional, a banana é uma fruta de alto valor nutricional. É rica em carboidrato e muito famosa por ser fonte de potássio, mineral que auxilia no controle da pressão arterial. Além disso, a banana auxilia no bom humor, uma vez que é rica em triptofano e vitamina B6 que agem como estímulo para a serotonina. O que muitas pessoas não sabem é que a casca da banana também possui vitaminas e pode ser utilizada em várias preparações saudáveis, como farofa e antepastos.

Laranja Pera

A laranja é uma fruta fonte de vitamina C, além de conter fibra, ácido fólico, potássio e antioxidantes, possui diversos benefícios, entre eles ação preventiva contra gripes e resfriados, melhora função do sistema digestivo e auxilia na prevenção de anemia, pois aumenta a absorção do ferro. A melhor forma a ser consumida é in natura.

Manga

A manga é rica em caroteno, vitamina A, vitamina C, vitaminas B1, B2, B5 e sais como o fósforo, ferro e cálcio. Além disso, a fruta contém quantidades significativas de antioxidantes que reduzem a ação maléfica dos radicais livres, combatem o envelhecimento precoce e auxiliam na saúde da pele.

Morango

O morango é rico em vitaminas C, A, B5 e B6. Dentre os minerais, o cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio são os de maior destaque na composição. Outro nutriente encontrado em grandes quantidades no morango são as fibras (cerca de 2,5 gramas por 100 gramas). A fruta também é rica em antioxidantes, como antocianinas e o ácido elágico, que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, na prevenção de doenças cardiovasculares e de diversos tipos de câncer e na redução de inflamações. Além disso, possui "zeaxantina", uma substância importante para a saúde dos olhos. 

Tendência do Clima

Nesta quinta-feira, o ciclone se desloca para mais longe da costa e a ventania diminui bastante assim como a chuva. O grande destaque fica por conta da queda de temperatura com registro de 1,6ºC de temperatura com geada em Ituverava, no interior paulista, de acordo com dados do Inmet. Nesta localidade, a temperatura caiu com maia facilidade por se tratar de uma região geograficamente alta e as condições foram favoráveis para a ocorrência do fenômeno. 

O amanhecer também foi gelado em áreas entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Ao longo do dia, o ar frio mantem a temperatura baixa.

No início da semana que vem (15/08), a chuva retorna ao Rio Grande do Sul por causa da chegada de uma nova frente fria. Os maiores volumes de chuva (entre 100 e 150mm) ficam concentrados entre no norte gaúcho, Santa Catarina e Paraná. 

Este sistema não tem força para avançar para o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e provocar volumes tão elevados na semana que vem. No entanto, uma chuva fraca poderá ser observada entre São Paulo e Mato Grosso do Sul e nas áreas de divisa com o Paraná e os produtores devem ter um pouco de dificuldade com os trabalhos de colheita do milho, por causa dos grãos ainda úmidos.   

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade