PUBLICIDADE

Climatempo

Cúpula do clima reúne líderes globais

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres pediu que o próximo passo seja na direção certa

22 abr 2021 - 18h57
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário-geral das Nações Unidas chamou a atenção internacional para um "mundo à beira do abismo" ao discursar na quarta-feira, 21 de Abril, na Cúpula de Líderes Globais sobre o Clima. 

António Guterres pediu que o próximo passo seja na direção certa, durante a conferência virtual, organizada pelos Estados Unidos. Ele apelou à ação das lideranças em todos os lugares.  

Finanças  

Guterres defende uma aliança global para zerar as emissões líquidas de carbono até meados deste século, com cada país, região, cidade, empresa e setor. Essa iniciativa "verdadeiramente global" seria acompanhada por um avanço em áreas como finanças e adaptação. 

Foto: Climatempo

NASA - Guterres disse que o mundo caminha no rumo certo em direção a Ação Climática, mas seria preciso mais velocidade

Investimentos 

O secretário-geral realçou ainda que seja tributado o carbono e defendeu o fim de subsídios aos combustíveis fósseis, o aumento de investimentos em energia renovável e da infraestrutura verde. 

Sublinhando que deve acabar o financiamento de usinas de carvão e a construção de novas, o chefe da ONU pediu que se elimine gradualmente o carvão até 2030 em países mais ricos e até 2040 em todos os outros garantiria uma transição justa para os afetados. 

A reunião junta dezenas de líderes tendo como foco a promessa de cortar as emissões de carbono pela metade até 2030 como prevê o Acordo de Paris. 

Os Estados Unidos anunciaram uma nova meta para atingir uma redução de entre 50% e 52% dos níveis de poluição de gases de efeito estufa em 2030. Joe Biden declarou que pretende colocar seu país no caminho para emissões líquidas zero até 2050. 

Acordo de Paris  

Reagindo à promessa norte-americana feita na sequência do retorno do país ao Acordo de Paris, Guterres disse que o mundo caminha no rumo certo em direção a Ação Climática, mas seria preciso mais velocidade de líderes nesse sentido. 

Como parte da celebração do Dia Mundial da Terra, o secretário-geral discutiu virtualmente questões em torno da emergência climática com jovens ativistas do clima do Brasil, Paloma Costa, e de Madagáscar, Marie Cristina Kolo.

A conversa abordou temas como preservação da biodiversidade, a redução das emissões de gases de efeito estufa e as medidas de adaptação sobre as quais apelos a mais solidariedade internacional por um futuro sustentável e inclusivo.

Unesco/Kologrivsky Biosphere Reserve - EUA anunciaram nova meta para atingir uma redução de entre 50% e 52% dos níveis de poluição de gases de efeito estufa 

Foto: Climatempo

Fonte: OMM - ONU NEWS

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade