PUBLICIDADE

Climatempo

Cuide do seu coração neste calorão!

Calor e frio demais prejudicam o bom funcionamento do nosso corpo

1 out 2020 - 08h48
Compartilhar
Exibir comentários

A temperatura do nosso corpo é um dos parâmetros para saber se está tudo bem com ele. O que acontece quando o corpo fica frio demais ou quente demais? 

Estamos vivendo uma forte onda de calor no Brasil, que está superando os recordes das ondas de calor que o país viveu em 2013/2014 e na primavera de 2014.

Muita gente não dá a devida atenção para alertas de frio intenso, calor extremo ou de ar seco demais. Mas, frio e calor em excesso fazem mal para o nosso coração, um órgão vital, e até pode matar.

Dependendo de como está a temperatura do ar, nossos vasos sanguíneos se contraem ou se dilatam. Isto altera a forma como o sangue circula no corpo, e é o sangue que leva o oxigênio para o cérebro, que comanda tudo.

Nosso coração é a bomba que faz o sangue chegar a todos os órgãos do nosso corpo. Cuide bem dele!

O dia 29 de setembro foi o Dia Mundial do Coração e os médicos alertam: prevenir é a melhor solução.

Confira as orientações do doutor Antonio Carlos Chagas, cardiologista do HCor e também professor titular e chefe da disciplina de cardiologia na faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, exercendo atividades de ensino, pesquisa e assistência nas áreas de graduação e pós-graduação. Atualmente, é diretor científico da Associação Médica Brasileira (2018--2020), presidente do departamento de aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2020-2022) e representante das Américas na Assembléia Internacional de Governadores do American College of Cardiology (2019-2021).

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade