0

Coronavírus também é perigo em áreas quentes e úmidas

Saiba mais da relação entre as condições do tempo e o COVID-19

18 mar 2020
15h50
atualizado às 21h55
  • separator
  • 0
  • comentários

Embora os ambientes frios e secos sejam mais propícios para o surgimento e/ou agravamento de resfriados, gripes e as outras doenças do aparelho respiratório, os vírus em geral, e também o novo coronavírus, se alastram em lugares quentes e úmidos, como está o Brasil agora.

Veja o alerta da WMO (Organização Meteorológica Mundial, na sigla em Inglês).

Foto: Climatempo

O fato de ainda não termos dias frios, não significa que estamos "protegidos" da propagação deste novo vírus no país. Os dias ainda quentes em praticamente todo o Brasil diminui a chance de aparecimentos das gripes e resfriados, porém, as viradas do tempo podem ocorrer também no calor. 

Fique atento à previsão do tempo para a semana na sua cidade. Redobre os cuidados com as roupas que for vestir, se a previsão indicar uma queda brusca de mais de 3°C de um dia para outro, especialmente na temperatura máxima. A sensação de frio ou calor varia muito de um lugar para outro, mas as quedas abruptas de temperatura podem ocorrer em qualquer dia, mesmo sem termos a influência de frentes frias. Porém, são as frentes frias que causam a queda da temperatura mais acentuada e persistente, porque trazem as massas de ar frio de origem polar. Quem mora nos estados do Sul, do Sudeste e em Mato Grosso do Sul fica mais sujeito aos efeitos das frentes frias do que os demais estados brasileiros.

Fique atento, pois a situação que deixa o nosso corpo mais fragilizado é justamente a "virada" do tempo, especialmente se estivermos saindo de dias quentes e relativamente secos, com pouca chuva, para dias frios úmidos ou secos, mas causados pela passagem das frentes frias.

Mantenha as vias aéreas superiores (boca, narinas) hidratadas. Mucosas da boca e das narinas ressecadas funcionam como "portas abertas" para entrada de vírus, de forma geral.

Foto: Climatempo

Veja também:

Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade