PUBLICIDADE

Condições são desfavoráveis para o início do plantio da soja

Condições são desfavoráveis para o início do plantio da soja

11 set 2017 - 11h48
Compartilhar
Exibir comentários

Análise das condições do tempo da última semana:

A última semana foi marcada com chuva no Rio Grande do Sul. As precipitações inviabilizaram os trabalhos de preparo do solo e plantio do arroz. Como não houve registros de chuva nas demais regiões do Brasil, as condições foram favoráveis a realização da colheita do trigo, algodão, café e da cana de açúcar. Porém, esse tempo seco e quente favoreceu as queimadas, cujo número de focos está alto nas últimas semanas. Os níveis de umidade do solo registraram valores muito baixos e as condições ainda se mantiveram bastante desfavoráveis ao plantio das culturas da nova safra de verão.

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

 

Análise das condições do tempo para os próximos dias:

A presença de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul nesta manhã de segunda-feira (11) deixa o tempo instável com possibilidade para ocorrência de pancadas de chuva ao longo do dia no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e extremo sul do Paraná. Há previsão também de que venham ocorrer algumas pancadas de chuva de forma irregular sobre Rondônia e extremo oeste do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

Também há previsão para pancadas de chuva sobre a faixa litorânea do Nordeste. Já nas demais regiões do Brasil, a segunda-feira será um dia de tempo aberto, sem previsão de chuva e temperatura alta.

Produtor receba a previsão do tempo para 15 dias com análise do estado e impacto das condições previstas na cultura

A chuva no Rio Grande do Sul irá manter as condições desfavoráveis ao preparo do solo e plantio do arroz em grande parte das regiões produtoras. Na quarta-feira (13) uma nova frente fria estará avançando pelo estado e em parte de Santa Catarina e o tempo volta a ficar fechado com chuva. A chuva irá inviabilizar o plantio do arroz e começa a atrapalhar a colheita do trigo. Ao longo de toda a semana, o restante do país, terá tempo seco, temperatura elevada e sem possibilidade de ocorrência de chuva.

Para os produtores paranaenses que já estão querendo iniciar o plantio da soja, uma vez que já terminou o vazio sanitário, as condições ainda são bem desfavoráveis, já que não há previsão de chuvas para esses próximos 10 dias. O mesmo se aplica aos produtores do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, pois apesar do vazio sanitário terminar somente no dia 16/09, não há previsão de chuva, com volumes e frequência suficientes para dar início ao plantio ou mesmo apostar no plantio no pó.

Tais condições meteorológicas só se manterão favoráveis à realização da colheita do algodão, café, cana de açúcar e trigo. Só há previsão de que venham ocorrer algumas pancadas de chuvas muito irregulares e de baixos volumes após o dia 20/09, mesmo assim, o risco ao plantio da soja ainda será muito arriscado. Já que os modelos de previsão sinalizam um mês de setembro com chuvas muito irregulares, bem abaixo da média e, principalmente esporádicas em toda faixa central e norte do país.

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Veja também: Queimadas se espalham pelo Brasil

Ainda podemos ter La Niña em 2017?  

Fique de olho nas análises para o mercado Agro aqui

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade