PUBLICIDADE

Climatempo

Colheita do milho safrinha avança sem problemas

Colheita do milho safrinha avança sem problemas

3 jul 2017 - 15h48
(atualizado em 10/7/2017 às 11h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Análise das condições do tempo da última semana: 

Os últimos dias foram marcados pela ocorrência de algumas pancadas de chuvas bem isoladas e de curta duração em algumas microrregiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Eventos de chuva mais expressivos ocorreram em grande parte das regiões litorâneas do Nordeste e do Sudeste.

Nas demais localidades do Brasil, o tempo seguiu aberto e sem chuva, possibilitando o rápido avanço da colheita do milho, algodão, café e da cana de açúcar, bem como o preparo do solo e o plantio do trigo nas áreas produtoras da Região Sul e de Mato Grosso do Sul.    

  

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Previsão para os próximos dias no Brasil: 

A presença de uma massa de ar polar sobre a faixa leste das Regiões Sul e Sudeste do Brasil está provocando o declínio acentuado das temperaturas mínimas. Muitas localidades amanheceram a segunda-feira (3) com temperaturas abaixo dos 10°C.

Além do frio, a segunda-feira também começou com tempo firme e sem previsão de chuva. Esse deverá ser o padrão meteorológico ao longo de toda essa semana - tempo firme e muito frio, sendo que amanhã (4) o frio vai ser semelhante.

Cana, café e milho livres da geada

Não há risco para a ocorrência de geadas amplas que possam causar perdas nas lavouras, principalmente de cana de açúcar, café e milho safrinha. Em muitos municípios do Paraná, São Paulo e da região do sul de Minas Gerais as temperaturas poderão ficar próximas dos 5°C, mesmo assim, não há riscos para ocorrência de geadas generalizadas.

Como está a colheita e o plantio?

Por conta desse padrão meteorológico, os trabalhos de colheita, plantio e preparo do solo continuarão sendo realizados sem grandes transtornos ao longo de toda essa semana por todo o centro-sul do Brasil. Só há previsão para chuva na faixa leste do Nordeste, onde irá manter o solo com bons níveis de umidade, beneficiando, assim, o desenvolvimento das lavouras.

O tempo só deverá sofrer mudanças na semana que vem, quando há previsão do retorno da chuva sobre a Região Sul e parte do Sudeste.  

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Veja também: 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade