PUBLICIDADE

Climatempo

Colheita do abacaxi será estendida na Grande Porto Alegre

Os produtores também retomaram a colheita do mel na maior parte das regiões gaúchas

22 fev 2021 - 10h16
Compartilhar
Exibir comentários

Na região de Porto Alegre, a colheita do abacaxi será estendida nesta safra. Os frutos estão saborosos, porém o percentual de tamanho pequeno é maior, reduzindo a produtividade devido ao peso menor.

As lavouras com induções de frutificação do cedo foram prejudicadas pelas geadas em julho e temperaturas baixas da primavera, retardando o desenvolvimento das plantas.

Banana

O estande dos bananais está recuperado no litoral norte gaúcho. A oferta de banana prata ainda não está plenamente restabelecida devido à destruição de pomares pelos ciclones e pelas temperaturas amenas na primavera.

Apicultura

As chuvas ocorridas favoreceram a floração do campo nativo e das matas de galeria, propiciando ótimas condições de forrageamento para os enxames. Os produtores também retomaram a colheita do mel na maior parte das regiões.

Bovinocultura de corte

O bom desenvolvimento dos campos tem refletido nas boas taxas de ganho de peso dos animais, assim como permite a manutenção de alta locação nas áreas de pastejo. As chuvas também garantem a oferta de água em quantidade e com boa qualidade aos animais.

Os produtores seguem realizando o manejo para controle de ectoparasitos, principalmente carrapatos e moscas. A temporada reprodutiva se aproxima do final, mas ainda ocorre o entoure de matrizes que apresentaram retorno de cio.

Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade