PUBLICIDADE

Clima seco prejudica plantio do arroz no RS

Chuvas podem ocorrer apenas uma vez por semana

8 set 2017 - 09h24
(atualizado em 14/9/2017 às 23h27)
Compartilhar
Exibir comentários

O avanço de uma frente fria pela região Sul do Brasil deixará o tempo instável no sul do Rio Grande do Sul nos próximos dias. Nas demais regiões do país, o tempo seguirá aberto e sem previsão de chuva. Esse tempo mais firme também irá fazer com que as temperaturas máximas se elevem ainda mais ao longo desse período.

Com isso, as condições só se manterão favoráveis para a colheita do café, cana-de-açúcar, algodão e trigo. Já para o preparo do solo e plantio do arroz no Rio Grande do Sul, essas novas chuvas irão manter as condições desfavoráveis. Isso começa a trazer uma certa preocupação ao setor devido à previsão de chuva, que pode ocorrer pelo menos uma vez por semana e irá impedir o pleno avanço do plantio neste início de safra.

 

Foto: Climatempo

Previsão do tempo para 15 dias com análise do estado e impacto das condições previstas na cultura

Já para os produtores de soja do Paraná, cujo vazio sanitário termina nesse próximo domingo (10/09), as condições ainda não se encontram favoráveis ao plantio, já que não há previsão de chuvas generalizadas para essa semana sobre a região oeste do estado. O mesmo se prevê para algumas localidades do Mato Grosso, na qual o vazio sanitário só termina no dia 16/09.

Texto: Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista.

Mês de setembro pode prejudicar colheita da soja. Leia no Blog Agroclima Pro.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade