2 eventos ao vivo

Clima seco está com os dias contados em parte do Sudeste

Passagem de duas frentes frias conseguirá provocar chuva em áreas da Região

8 set 2020
17h14
atualizado em 9/9/2020 às 16h59
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O Sudeste do Brasil tem enfrentado dias muito quentes e secos. Além das altas temperaturas, várias áreas de São Paulo e Minas Gerais vêm registrando índices de umidade do ar muito abaixo do recomendável, o que além de ser altamente prejudicial à saúde, aumenta o risco de queimadas.

De acordo com análises dos meteorologistas da Climatempo, o ar seco e quente ainda irá persistir em grande parte do Sudeste. No entanto, a partir do dia 20, a passagem de duas frentes frias deve conseguir provocar alguma chuva em áreas da Região.

Os modelos meteorológicos apontam que primeira frente fria deve avançar sobre a costa do Sudeste no dia 23, um dia após início da primavera, que começa oficialmente em 22 de setembro, às 10h31 pelo horário de Brasília. O segundo sistema está previsto para passar pela Região próximo ao dia 28.

Com a passagem destas frentes frias, a expectativa é de que volte a chover em áreas do leste paulista, como a capital, e até mesmo em parte do interior do estado. Mesmo que em baixos volumes, a chuva também deve atingir o Rio de Janeiro, o sul de Minas Gerais, a Zona da Mata Mineira e parte do Espírito Santo.

Foto: Climatempo
Fonte: iStock

Frio?

Após o avanço destes sistemas, o leste do Sudeste também sentirá a influência de duas massas de ar frio de origem polar, que ajudarão a aliviar o calorão. Mesmo assim, não há previsão de ondas de frio intenso - a expectativa, inclusive, é de que a maioria das áreas da Região termine setembro com temperaturas acima da média e chuva abaixo do normal para o mês.

As duas frentes frias que avançarão pelo Sudeste não terão força para provocar chuva significativa na maior parte de Minas Gerais e no oeste de São Paulo. No entanto, com a passagem destes sistemas, a umidade vai aumentar bastante e aliviar a secura excessiva do ar. Por enquanto, a previsão é de que esses locais continuem com tempo firme pelo menos até o início do mês de outubro.

Veja também:

Previsão Brasil - Nova frente fria avança sobre o centro-sul do país
Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade