PUBLICIDADE

Clima impacta produção e produtividade da cana em SP

Estresse hídrico e geada ao longo da fase de desenvolvimento do canavial foram os fatores da quebra, segundo dados preliminares da Conab

21 out 2021 11h24
ver comentários
Publicidade

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão no campo para fazer o 3º e último levantamento da safra de cana de açucar. A pesquisa de cana ocorre até o 30 de outubro e irá verificar junto às usinas e destilarias o mix de produção, a produção de etanol e açúcar. Dentre as variáveis verificadas estão área, produtividade, precipitação, doenças/pragas e fatores climáticos.

"Os canaviais apresentam recuperação significativa por causa das chuvas que estão correndo constantemente nas áreas produtoras no estado de São Paulo. Porém, o prejuízo para a safra 20/21 já está estabelecido. Isso se deve ao estresse hídrico e a ausência de chuva ao longo da fase de desenvolvimento do canavial e também as geadas ocorridas, no mês de junho e julho", afirma a gerente agropecuária Marisete Belloli, da Conab São Paulo.

Previsão do tempo para as áreas de cana

Com o retorno da chuva, a colheita da cana de açúcar aproxima-se de seu fim no centro e sul do Brasil. As usinas trabalham com poucas moendas e há necessidade de tempo seco para que a atividade chegue completamente ao fim. O tempo fica ensolarado entre entre hoje (21) e sexta-feira (22), mas a chuva retornará no fim de semana e prosseguirá com frequência até pelo menos os primeiros dias de novembro.

Produtividade

De uma forma geral, há uma quebra de produtividade e de produção se comparada a safra passada. O levantamento está sendo realizado em todo o Brasil onde há produção de cana de açúcar. Somente no estado paulista, os técnicos percorrem 170 usinas em atividade. 

No dia 23 de novembro, às 9h horas a Conab irá divulgar todo o levantamento. 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

Faça parte da maior comunidade AGRO!

O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte! 

Climatempo
Publicidade
Publicidade