PUBLICIDADE

Clima favorece a colheita do trigo

Trabalhos no campo avançam na maioria das áreas, exceto na Fronteira Oeste, onde a colheita foi encerrada

19 nov 2021 15h56
ver comentários
Publicidade

A semana anterior ( 09 e 14/11)apresentou dias secos e ensolarados, com registro de chuvas esparsas, baixa umidade do ar e temperaturas com grande variação entre as madrugadas e as tardes. Esse cenário climático que favoreceu o avanço da colheita para 85%, da área cultivada no Estado.

De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater (18/11), do restante da área cultivada, 14% estão em maturação e apenas 1% ainda em enchimento de grãos.

Na região da Emater/RS-Ascar de Bagé, o período seco e ventoso foi favorável à perda de umidade dos grãos e para a colheita da aveia branca na Campanha, que ultrapassa 20% da área cultivada. Produtores priorizam o plantio da soja em detrimento da colheita das lavouras de aveia maduras (cerca de 40% da área), considerando que as perdas pelo atraso são pouco expressivas, comparadas com os prejuízos ao potencial produtivo da soja, quando implantada após a segunda quinzena de novembro. Na Fronteira Oeste, a colheita foi encerrada.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, Frederico Westphalen, Soledade e Santa Maria, a colheita da canola está encerrada. Na de Santa Rosa houve redução de 19% no rendimento médio esperado, finalizando em 1.319 quilos por hectare. O seguro agrícola teve 61 comunicações de Proagro enviadas aos bancos para que os técnicos da Emater/RS-Ascar realizassem perícias.

Na região de Frederico Westphalen, a produtividade chegou a 1.200 quilos por hectare, nos 2.700 hectares cultivados na safra. Na de Soledade, o rendimento médio nos 441 hectares cultivados totalizou em 1.300 quilos por hectare. Na região de Santa Maria, o rendimento foi de 1.900 quilos por hectare, na área de cultivo de 5.340 hectares.

Cevada

Nas regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Ijuí, Caxias do Sul, Erechim, Soledade e Frederico Westphalen, a colheita da cevada está tecnicamente encerrada. A cevada teve um bom desempenho na corrente safra, com rendimentos que variaram entre 2.700 a 3.300 quilos por hectare e alcançaram as especificações da indústria cervejeira.

Nas áreas que tiveram a qualidade dos grãos afetadas pela intensidade das chuvas no final de setembro e início de outubro, a destinação foi para ração animal.

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte! 

Climatempo
Publicidade
Publicidade