PUBLICIDADE

Cidades do norte mineiro já superaram a média de chuva do mês

Permanece o alerta para mais temporais

12 dez 2017 - 17h23
(atualizado às 18h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Os primeiros doze dias de dezembro já foram de muita chuva em cidades do norte de Minas Gerais, Vales do Jequitinhonha e Rio Doce. As áreas de instabilidade permanecem ativas sobre o centro-norte do estado e o alerta para mais temporais permanece até a próxima quinta-feira (14). 

Volume de chuva passa de 200 mm 

O acumulado de chuva já passou ou se aproximou de 200 mm em várias localidades do norte mineiro, entre os dias primeiro e doze de dezembro de 2017. Janaúba já acumula 228 mm de chuva, sendo que a média história do mês é de 186 mm. Januária acumula 192 mm de chuva e a média é de 174 mm.

Em Salinas, no Vale do Jequitinhonha, já choveu 175 mm neste mesmo período e a média é de 149 mm. Em Timóteo, no Vale do Rio Doce, o acumulado chega a 279 mm de chuva, já muito próximo da média mensal que é de 290 mm. 

Confira abaixo os grandes acumulados de chuva nestes 12 dias de dezembro e a média histórica de chuva do mês em diversas cidades: 

Foto: Climatempo

 Volume de chuva acumulado de 1 a 12 de dezembro de 2017 (INMET)

O volume médio de chuva é elevado para o estado de Minas Gerais no mês de dezembro. Na parte norte, o normal é chover entre 150 mm a 200 mm por várias localidades. Em algumas áreas, a média pode passar um pouco de 200 mm. 

Foto: Climatempo

Neste mês de dezembro já é possível observar valores de chuva muito próximos da média ou que já ultrapassaram a média histórica em menos de 15 dias.  

Norte de Minas com mais chuva 

Todo o norte de Minas Gerais, incluindo o Vale do Jequitinhonha, vai permanecer com muita instabilidade nesta quarta-feira (13) e na quinta-feira (14). Os meteorologistas alertam para mais chuva frequente e volumosa. A presença de uma frente fria no mar, na altura do Espírito Santo, vai contribuir para manter a umidade e reforçar as áreas de instabilidade que estão sobre a região. 

A chuva só deve perder força a partir da sexta-feira (15). As pancadas de chuva no fim de semana vão continuar e embora possam cair com forte intensidade, serão chuvas mais rápidas, em pequenas áreas da região e somente a partir da tarde.  

Foto: Climatempo

Foto de Gabriel dos Santos, Porteirinha (MG)

O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade