PUBLICIDADE

Climatempo

Ciclone, MJO e onda de frio na segunda quinzena de abril

Confira o que vai acontecer com o clima no Brasil na segunda quinzena de abril e as expectativas para maio.

17 abr 2021 - 21h16
(atualizado às 21h22)
Compartilhar
Exibir comentários

A primeira quinzena de abril foi marcada por vários eventos de chuva volumosa sobre o Norte e o Nordeste do Brasil e pela falta de chuva, de forma geral, no centro-sul do país. O ar quente predominou, mas rápidos resfriamentos foram observados em algumas áreas do Sul e do Sudeste.

A segunda quinzena de abril começou com a possibilidade de formação de um ciclone subtropical entre o litoral de São Paulo e de Santa Catarina, deixando o monitoramento meteorológico em atenção para o risco de ventania, mar agitado e chuva volumosa em áreas litorâneas do Sul e do Sudeste.

Expectativas para a segunda quinzena de abril de 2021

A chuva do Nordeste e de parte do Norte do Brasil é muito dependente atuação da Zona de Convergência Intertropical. Climatologicamente maio é um mês de chuva volumosa no norte do Nordeste e da região Norte. Qual a expectativa de posicionamento da Zona de Convergência Intertropical para a segunda quinzena de abril e o começo de maio?  A fase da oscilação de Madden-Julian vai favorecer mais chuva para o Brasil? Quais regiões do país serão beneficiadas?

As frentes frias de abril, até agora,  passaram bastante oceânicas pelo Sul e Sudeste, mas tivemos cavados e baixas pressões atmosféricas no mar, perto da costa, que ajudaram a formar áreas de instabilidade no interior do continente.

Como fica a temperatura do Atlântico Sul na costa do Sul e do Sudeste até o fim de abril? Vai haver alguma mudança no padrão de deslocamento das frentes frias durante a segunda quinzena de abril? A previsão da primeira onda de frio com moderada para forte intensidade está confirmada para a virada de abril para maio? 

Este episódio do podcast O Clima entre Nós traz as respostas para estas questões, na análise de Ana Clara Marques,  meteorologista especialista em previsão climática da Climatempo. 

Você pode ouvir todos os conteúdos do podcast  O Clima entre Nós no site da Climatempo, no nosso canal no Youtube e nas principais plataformas de áudio.

Boa escuta!

4

Ouça e leia também

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade