PUBLICIDADE

Mundo

Chuvas torrenciais provocam 25 mortes na China

Tufão In-Fa poderá causar mais de 300mm de chuva nos próximos dias no leste do país

21 jul 2021 - 15h08
(atualizado às 15h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Estragos das fortes chuvas na cidade de Zhengzhou, na China
Estragos das fortes chuvas na cidade de Zhengzhou, na China
Foto: Oriental Image / Reuters

No início desta quarta-feira, 21, um tufão de nome "In-Fa" no Oceano Pacífico, bem próximo das ilhas do sul do Japão e de Taiwan, causam ao mesmo tempo, rajadas de vento e chuva forte, com raios no norte de Taiwan e nas ilhas do sul do Japão.

O sistema se formou no dia 16 de julho, só que mais em alto mar, no noroeste do Oceano Pacíficico, e se tornou tufão na terça-feira (20).

Nesse momento o tufão é de categoria 2 da escala saffir-simpson, com ventos de 176km/h. A tendência é que In-Fa ganhe força enquanto caminha para o leste da China. O Tufão chegará a categoria 3 nesta quinta-feira, 22 de julho, com ventos de 195km/h.

Chuva intensa nos próximos dias

Até a terça-feira da semana que vem, 27 de julho, o tufão atingirá o leste da China, Taiwan e sul do Japão e provocará chuva intensa, raios e rajadas de vento. A previsão indica mais de 300mm de chuva acumulados nestas áreas. 

Atenção também para as ondas do mar de mais de 6 metros de altura nessas localidades.

Esta intensificação do tufão se deve as temperaturas da superfície do mar na casa dos 30°C, a pouca variação do vento em altitude e devido à Oscilação Madden Julian estar na sua fase 5, e de forte intensidade, que ajuda na formação e intensificação de ciclones tropicais nesta região da Ásia.

Ressalta-se que no leste da China, em Zhengzhou, choveu intensamente nos últimos dias, pela formação de áreas de instabilidade e da circulação dos ventos em altitude. Foram mais de 600 mm entre sábado (17) e terça-feira (20), valor que representa quase a média anual de chuvas (640mm).

Chuvas torrenciais provocam 25 mortes na China

Estas tempestades quebraram recorde de 60 anos, segundo a mídia local, e infelizmente já foram contabilizadas ao menos 25 vítimas. São esperados mais de 300mm de chuva por lá, como mencionado acima, por conta da aproximação do tufão.

* Com informações da Stormgeo

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade