PUBLICIDADE

Climatempo

Chuvas aumentam os riscos de quedas de energia

Consumidor deve redobrar os cuidados com a segurança dos equipamentos eletrônicos no Verão, época com maior incidência de raios

22 jan 2021 - 16h11
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Valdeci Sebastião da Silva - Invinhema - MS

Apesar das altas temperaturas que a estação mais quente do ano apresenta, existem outros transtornos ligados ao Verão, como é o caso das fortes chuvas que acontecem em boa parte do Brasil, favorecendo a formação de tempestades e incidência de raios.

De acordo com Pedro Al Shara, CEO e engenheiro elétrico da TS Shara, este é um momento que todos devem tomar muito cuidado, uma vez que chuvas podem causar tanto apagões como choques elétricos que podem oferecer riscos aos aparelhos, dessa forma, além dos aparelhos eletrônicos, assim como aos seus consumidores.

"As variações de tensão na rede elétrica provocam avarias aos equipamentos e na maior parte dos casos, são imperceptíveis aos usuários imediatamente, pois os componentes são afetados lentamente, diminuindo sua vida útil", explica o especialista.

Você sabia?

Por que o Brasil é o país campeão mundial em incidência de raios?

De acordo com o ELAT - Grupo de Eletricidade Atmosférica, no Brasil, caem 77,8 milhões de raios por ano e a explicação é geográfica: é o maior país da zona tropical do planeta - área central onde o clima é mais quente e, portanto, mais favorável à formação de tempestades e de raios.

Se uma pessoa for atingida por um raio, o que pode acontecer?

A corrente do raio pode causar queimaduras e outros danos a diversas partes do corpo. A maioria das mortes de pessoas atingidas por raio é causada por parada cardíaca e respiratória. Grande parte dos sobreviventes sofre por um longo tempo de sérias seqüelas psicológicas e orgânicas.

Tempestades x Choques elétricos

Outro aspecto que as tempestades também podem acarretar são os choques elétricos provenientes dos raios, que por sua vez têm em média 30 mil ampères e podem afetar a rede elétrica, já que a descarga chega a percorrer distâncias da ordem de 5km, gerando quedas de energia. Estas, por sua vez, podem danificar os aparelhos eletrônicos, seja de uso corporativo ou doméstico, como TVs, computadores, impressoras, modens, roteadores, entre outros, caso não estejam protegidos por dispositivos apropriados.

"Os investimentos em produtos de proteção de energia de maneira geral não chegam a 5% do valor dos prejuízos causados por raios ou surtos de tensão em residências ou comércios", esclarece o engenheiro.

Para evitar muitos desses transtornos, o engenheiro elétrico recomenda alguns cuidados básicos que podem ajudar a proteger os aparelhos eletrônicos, assim como a rede elétrica:

Em caso de falta de energia, o ideal é desligar todos os equipamentos sensíveis - por exemplo, computadores, televisores, aparelhos de DVD e de som da tomada. A medida também é recomendada em casos de variação da tensão - quando a energia não chega a cair completamente e oscila entre altas e baixas tensões.

No caso de descargas elétricas por raios, é recomendável instalar dispositivos de proteção contra surtos de tensão (DPS). Também existem DPSs que podem ser instalados diretamente na tomada utilizada por equipamentos sensíveis, como computadores. Além deles, há os nobreaks, equipamentos que protegem contra a sobretensão e têm bateria própria que mantém o computador ligado.

Os protetores antirraios também protegem de maneira eficiente qualquer aparelho eletrônico ou de informática a ele ligado, contra descargas atmosféricas (raios), picos de tensão, sobrecarga e curtos-circuitos. O equipamento também tem a função de proteger os pontos de energia (tomadas) contra sobrecargas de equipamentos.

Verifique se não tem algum vazamento, infiltração ou se não está entrando água por alguma janela próxima dos eletrônicos. Caso a água atinja algum equipamento, ele deve ser desligado, assim como todos os disjuntores da residência.

Não quebre o terceiro pino dos carregadores. Ele serve exatamente para proteger os eletrônicos de cargas elétricas muito altas. Ao invés de quebrar esse pino, use um adaptador de tomada.

Em um problema de grande escala, como a queda de um poste, bombeiros devem ser acionados através do 193.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade