PUBLICIDADE

Climatempo

Chuvarada e mau tempo no feriado do dia 12 de outubro no ES

Segunda (11) e terça-feira (12) serão os dias mais chuvosos, com fortes temporais no estado. A chuva dos próximos dias quebra o período de estiagem na região.

6 out 2021 - 16h42
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: iStock

O feriado será de chuva persistente e mau tempo sobre todo o Espírito Santo. Após a passagem de uma frente fria nesta quinta-feira (07), o avanço de uma alta pressão na retaguarda da frente fria deixa os ventos perpendiculares a costa, ou seja, soprando do oceano para o continente de forma constante, o que provocará aumento de nebulosidade e chuva no estado.

Já há previsão de chuva desde a sexta-feira (08). Mas é no sábado (09) que o sol se esconde a chuva vem a qualquer momento. Chove desde a madrugada de forma intermitente e sem aberturas de sol em Vitória na metade sul, com acumulados de aproximadamente 15 mm. A previsão também é de queda nas temperaturas. Já na faixa norte do estado, as nuvens aumentam no sábado, mas chove pouco. 

Chuva forte e temporais ao longo do feriado

De domingo (10) até terça-feira (12) continua chovendo, mas é na segunda (11) e na terça-feira (12) que teremos os dias mais chuvosos e com temporais do feriado: altíssimos acumulados de chuva (entre 30 e 40 mm diários), condição para formação de alagamento, maior risco de temporais (raios e trovões), ventos fortes (rajadas entre 60 e 70 km/h nas cidades costeiras e até 60 km/h no interior). Esses temporais fortíssimos serão provocados pela formação de uma área de baixa pressão na costa do Sudeste mais a chega de instabilidades do interior do país.

Esse será o maior acumulado de chuva no estado do Espírito Santo do último mês. Na região de Itapemirim e Linhares não chove de forma volumosa há 35 dias, mas quando olhamos para o noroeste do estado, uma chuva volumosa não ocorre há mais de 60 dias. 

Chuva e frio na Capital

Em Vitória, a previsão é de chuva, céu encoberto, temperaturas baixas e temporais com ventania entre o sábado (09) e a terça-feira (12). Na segunda e no próprio feriado, a cidade receberá os maiores acumulados de chuva, somando os dois dias a previsão de aproximadamente 70 mm. 

Com o aumento da chuva e da nebulosidade e os poucos períodos de sol, a temperatura máxima despenca e teremos dias com tardes mais frias e amenas. 

O mar também fica agitado

Além de toda a condição de mau tempo, um ciclone em alto mar deixará o mar bastante agitado. Há previsão de ressacas e agitação marítima, com ondas entre 2,5 e 3 metros de altura válido entre segunda (11) e quarta-feira (13). 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade